Existe um interesse contínuo sobre missão integral. Ocorre que muitos líderes e pastores erram em definir a missão integral, desconectada da missão da igreja. Eles enfatizam a ‘Missio Dei‘ como forma de realizar a vontade de Deus. Em um contexto em que a igreja cristã está ausente, entende-se que missão integral pode ser realizada por pessoas ou grupos que formam o Corpo de Cristo.
A Missão integral compõe-se de comunhão, proclamação da palavra, testemunho, serviço e adoração. Simples assim. Penso que qualquer Instituição humana precisa calibrar suas ações para atingir estas dimensões fundamentais. Essas e outras dimensões dependentes ou sobrepostas aparecem na declaração de missão de igrejas e Organizações. O Instituto Paracleto pesquisou dezenas de igrejas na cidade do Rio de Janeiro e encontrou as dimensões mais fortes e as mais fracas. Chegará um tempo que as demais Organizações precisarão se avaliar para verificar estas dimensões. É uma questão de tempo e oportunidade.
Portanto, lutar por justiça social não é missão integral. Realizar projetos de ação social não é missão integral. Evangelizar grupos não engajados ou tribos urbanas não é missão integral. Percorrer igrejas e clubes com uma banda de música não é missão integral. Pregar ou ensinar a palavra em centenas de pequenos grupos não é missão integral. Missão integral se alcança com um pouco de cada dessas dimensões. A priorização sobre uma atividade ou a ausência de uma delas causa a devida impressão que ela é parcial e precisa ser conectada com as outras.
Falar em missão integral e não entender sua abrangência e suas possibilidades parece ignorância. Praticar apenas uma de suas dimensões, não garante seus resultados integrais. Se não realizo todo um processo criativo e transformador, meus resultados serão parciais. Por isso, muitas ONGs apresentam resultados parciais e seus componentes se sentem frustrados perguntando o que ocorreu no processo apesar de todo o planejamento realizado? Arrisco responder que a missão integral de Deus para o ser humano não foi visualizada ou expressa. O que se busca em parte, se recebe uma parte. É um princípio do Reino de Deus.
Segue uma relação de postagens relacionadas ao tema, para seu conhecimento e comentários:
- A Dimensão Diaconia na Missão Integral da Igreja
- Empresas mais transparentes
- Deus nos ajude a ter um Brasil evangélico
- Quantos amigos você realmente tem? Volte ao mundo real enquanto há tempo.
- É possível medir a felicidade?
- 10 razões para frequentar uma Escola Bíblica
- Por que você não quer mais ir à igreja após ler o “livro”?
- Helder Câmara, fé e política
- Brasil é 3º país onde mais se crê em Deus, diz pesquisa
- Lidando com as gerações na igreja – parte 1
- As Empresas brasileiras são as mais autoritárias do mundo. Receio que nossas Instituições também!
- América Latina, crescimento e homicídios
- A contra-reforma católica já está em andamento no Brasil
- O poder da fé contra as drogas
- A decadência da influência espiritualista nos governos, empresas e eventos do Brasil
- Biopolítica ocorre quando o Estado embolsa a família!
- Bíblia, perfeição para a imperfeição
- Uma abordagem bíblica e contextualizada sobre o ofício apostólico. Uma proposta para sua ampliação e regulamentação no Brasil.
- O que aconteceu com Rob Bell? Pode ser o sucesso ou a crise da meia-idade.
- Pelo mundo das ONGs, Gongos e Bingos
- O crescimento e desilusão com os livros de auto-ajuda
- O psiquiatra Kalman Kaplan usa personagens da Bíblia para tratar seus pacientes.
- Recall de músicas gospel. Versos neológicos, erros teológicos.
- Quando o Avivamento floresce, a revolução cresce. A Primavera permanece.
- Rompendo limites de assistência nas igrejas. Break attendance barriers at churches.