Cântico sobre alamote
Alamote (I Cr 15,19-21; SI 46 – título) – A NVI traz no título do salmo 46: “Para o mestre da musica. Dos coraítas. Para vozes agudas. Um cântico”.
Alamoth [hebraico] é o plural de almah, “donzela, virgem”. Talvez um coro de jovens donzelas cantoras, com vozes agudas ou sopranos Quanto a I Cr 15.20, outros eruditos dão a entender que Alamote pode simplesmente significar “vozes agudas”, quer de rapazes ou de moças que tocavam liras [nehel] acompanhando o soprano (aiamote).
Há um consenso entre os estudiosos que este salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo Forte é Nosso Deus”, composto por Martinho Lutero. O contexto histórico em que foi escrito este salmo, seja a ocasiãoem que Deuslivrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (H Rs I8el9; II Cr 32; Is 36-37). Será bastante proveitoso ler estes textos para um melhor entendimento deste salmo.
O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também os 47 e 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.
1.Deus é nosso regúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3. Ainda que as águas rujam e se pertubem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
A palavra traduzida por “refúgio”, no verso l, significa “um abrigo, uma rocha de refugio”, enquanto essa mesma palavra, nos versos 7 e 11, quer dizer “um baluarte, uma torre alta, uma fortaleza”.
Quando os oficiais assírios ameaçaram Jerusalém, Isaías disse ao rei: “Não temas por causa das palavras que ouviste” (II Rs 19.6). Em 701 a.C. , Senaqueribe invadiu o Reino de Judá, tendo tomado 46 cidades. O rei de Judá, Ezequias, enviou-lhe mensagem de submissão, acompanhada de valiosos presentes, mas o monarca assírio não se satisfez, exigindo a rendição de Jerusalém, o que foi recusado.
Até à esta época, Judá servia à Assíria, o que era uma forma de escravidão. Assim, o “homem do pecado” ainda detinha um lugar em Sião. O rei da Assíria cobrava um imposto de 300 talentos de ouro. “Deu-lhe Ezequias toda a prata que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei. Foi quando Ezequias arrancou das portas do templo do Senhor, e das ombreiras o ouro que ele, rei de Judá, as cobrira” (2 Reis 18: 15-16).
A água era um bem precioso na Palestina, especialmente em Jerusalém, uma das poucas cidades da Antigüidade não construída à beira de um rio. Ezequias havia usado de sabedoria e construído um sistema subterrâneo de abastecimento que ligava os mananciais de Giom, no vale de Cedroin. ao tanque de Siloé, dentro da cidade, de modo que havia água disponível (II Rs 20.20; II Cr 32.30).
533 m. de comprimento .
O verso 5 diz: “Deus está no meio dela”
Deus socorreu Jerusalém quando o dia amanheceu (“desde antemanhã”; vs 5), pois o Anjo do Senhor matou 185 mil soldados assírios e mandou Senaqueribe de volta.
Heródoto, ao escrever sobre a história do Egito, relata que um faraó pacifista foi poupado de ser invadido pela Assíria porque uma peste atacou o exército assírio . Este relato é interpretado como sendo a versão egípcia do ataque de Senaqueribe a Judá, já que a região era passagem entre a Assíria e o Egito. Em 1830, um prisma hexagonal foi encontrado nas ruínas de Nínive. Possui 38 cm de altura e 500 linhas de escrita cuneiforme que mencionam o evento.
…..
fortaleza..15-06-2013 Hs23;50 eu Aristides estava estudo a BIblia p/ pregaçao de Dg dia 16. mais Deus mim ajudou.quando mim deparei com esta linda mensagen do salmo 46 quando fala de refugio e de vitoria.era..o que eu realmente estava .procurando..muito obrigado .que Deus abençoe vcs em nome de Jesus.pr.aristides igreja comunidade cristá Deus é fiel -fortaleza-ce 85-88359177
Grato, pr. Aristides.
Pedi ao Senhor Deus inspiração em sua vida e bençãos em sua igreja.
Graça e Paz, Jair.
eu neuma encontei o rio da vida chama se jesus cristo verdadeiro amigo na angusti e refugio na tristeza na alma uma torre forte e castelo de segurança nas lutas do dia -a dia do crente uma fonte de riqueza pra nos aqui na terra. alegria na alma so jesus amem.
Glória que o Deus de israel vos abençoe grandemente!
Bom dia! A paz do senhor, Estou saindo da caverna ,para pregar a palavra de Deus… Eu Já falo desse Deus todos os dias mas, dessa vez estou no chamado para pregar em público não podia em contrar uma fonte , é como o rio que Exequiais construiu no subterrâneo,hoje temos esse rio jorrando de dentro para fora que é JESUS CRISTO.A paz do senhor FRANCISCA NATAL -RN
Paz do Senhor meu amado, preciosidade este estudo que me auxiliou em preparar uma mensagem Deus te abençoe.
Obrigado pastor Fabio,
Temos mais de 1.600 postagens disponíveis para sua consulta e seus amigos.
Deus te abençoe, Jair.
Ótimo estudo vaso de Deus 🙌🏽
tenho uma duvida, o salmo 46 não e dos filhos de Coré?
Olá Tania.
Descendente do Corá que se rebelou nos dias de Moisés. Os coraítas eram uma casa paterna dos levitas coatitas e descendiam de Corá por meio dos seus três filhos, Assir, Elcana e Abiasafe. (Êx 6:18, 21, 24; Núm 16:1-3) “Os filhos de Corá não morreram” junto com seu pai (Núm 26:10, 11), evidentemente porque não o acompanharam na rebelião.
Os Coraítas eram uma família da tribo de Levi, que trabalhava no templo. Davi organizou os coraítas descendentes de Hemã como as pessoas responsáveis pela música do templo. Eles formavam um grande e bonito coral. E dentre as várias produções musicais dos coraítas, encontramos 11 salmos. Os cabeçalhos dos Salmos 42, 44-49, 84, 85, 87 e 88 mencionam especificamente os filhos de Corá.
No recenseamento de Israel feito nas planícies de Moabe, “a família dos coraítas” foi registrada junto com as famílias levitas. (Núm 26:57, 58) Enquanto Davi ainda estava sob as restrições impostas pelo Rei Saul, certos coraítas estavam entre os poderosos que se juntaram a ele em Ziclague. (1Cr 12:1, 6) O cantor levita Hemã e o profeta Samuel eram coraítas (1Cr 6:33-38), e o Rei Davi organizou membros da família de Hemã como cantores. (1Cr 15:16, 17; 16:37, 41, 42; 25:1, 4-6) Havia coraítas entre os porteiros da casa de Jeová (1Cr 26:1-9, 19), e, nos dias de Jeosafá, “se levantaram os levitas dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas para louvar a Jeová, o Deus de Israel, com voz extraordinariamente alta”, por causa da promessa de serem libertos das forças conjuntas de Moabe, Amom e Seir. — 2Cr 20:14-19.
Louvando a Deus, por nesta manhã buscar um histórico do salmos 46, e direpente ser presenteado por ele belo estudo.
Maravilhoso contexto histórico.
Muito obrigado
Deus continue te abençoando e guardando. Maravilha de estudo, me acrescentou muito.
Este salmo é muito poderoso e nos diz muito a respeito de Deus e da confiança, escrevi um post em meu blog sobre este salmo, espero que gostem: https://estudoereflexoesteologicas.blogspot.com/2019/12/salmo46.html