Mateus 15:1-3 Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?

mico4

Alguns comentaristas opinam que esse incidente pode ter ocorrido na casa de um fariseu. Mas o que significava a ‘tradição dos anciãos’? Estima-se que formavam um conjunto de cerca de 650 leis complementares. Se cumprir a Lei era impossível, imaginem colocando o fermento dos fariseus!!! O fermento dos fariseus foi o grande mico que aquela sociedade aceitou.

Jesus percebia as pessoas muito oprimidas e sobrecarregadas pelo sistema religioso. De um lado, tinha a Galiléia com notável sincretismo religioso. De outro lado, tinha a Judéia enrijecida pelo legalismo religioso. Aquele tipo de religião não oferecia o que as pessoas precisavam: relacionamento com Deus. Então, aquela geração teve o privilégio de presenciar o Emanuel, Deus conosco. Jesus era o Messias prometido. E quem o esperava e conhecia as Escrituras, era convencido que Ele era o Salvador. Concordo que foi um choque descobrir que Jesus não libertaria o povo judeu do jugo romano. Mas Ele libertou as pessoas dos jugos que verdadeiramente as aprisionavam. A libertação dos romanos viria no tempo determinado por Deus. O objetivo de Jesus era produzir libertação espiritual nos discípulos para formar um grupo livre do poder de satanás.

Este poder libertador seria, então, irradiado para as outras civilizações daquela época. No meu tempo de estudo de Física aprendi sobre as 3 formas de transmissão de calor: condução, convecção e radiação. Se compararmos a transmissão do evangelho à do calor teríamos:

  1. A condução foi a forma que Jesus transmitiu seu ensino aos seus discípulos A condução se estabeleceu pelo contato.
  2. A convecção foi a forma que os apóstolos e pais da igreja transmitiram o evangelho às igrejas. A convecção precisou de um meio escrito e traduções atestadas contra seitas e heresias.
  3. A radiação foi a forma que as igrejas transmitiram o evangelho às demais civilizações. A imprensa foi fundamental para produzir milhares de bíblias e expandir o conhecimento das Escrituras.

O ensino dos fariseus produzia peso sobre as pessoas. O legalismo religioso trazia a falsidade. Por isso Jesus bradou: _ Vocês que estão cansados e oprimidos. Aprendam as minhas palavras porque sou paciente e humilde. Troquem estas tradições pelo meu jugo. Essa foi a proposta. Essa é a proposta para o homem pós-moderno!

Anúncios