Segue a segunda parte dos resultados de uma pesquisa online de uma igreja evangélica localizada no Brasil sobre efeitos da Pandemia e participação nos cultos online.

O Instituto Paracleto está realizando sua primeira pesquisa a nível nacional com milhares de igrejas cristãs sobre os efeitos da Pandemia, avaliação dos resultados dos cultos online e planos para investir nessas ferramentas virtuais.

Segue o link da pesquisa, para encaminhar ao seu pastor ou sacerdote, com apenas 10 perguntas.

https://pt.surveymonkey.com/r/9NF8SYK

Países latinos estão classificados nos grupos que possuem grande desconfiança individual mas forte adesão ao coletivo. Nossa herança ibérica se destaca dos países anglo-saxões por maior extroversão e proximidade nas relações interpessoais. Por outro lado, a solidão pode ocasionar efeitos negativos para quem não sabe lidar com ela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os efeitos do coletivo sobre indivíduos são alvo de estudo na Sociologia e Psicologia há séculos. Em nossa pesquisa, descobrimos que os indivíduos que atendem com regularidade a reunião de pequenos grupos tem 77% a mais de probabilidade de encontrar aspectos positivos durante crises pessoais ou coletivas como é o caso da Pandemia. Os

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os desafios relacionados à Pandemia do coronavírus serão tema de estudo por muito tempo. Porém, a resiliência poderá ser aumentada através do senso de pertencer a um grupo coletivo com propósito e missão definidos pela Palavra de Deus. Há uma frase que gosto de repetir: “a gente só acha o que procura”. Sendo assim, a proposta é de ampliar o intercâmbio de ideias, sentimentos e propostas em pequenos grupos para manter a sensação de fazer parte do Corpo de Cristo na terra.