Jeffrey Hall, professor de comunicação da Universidade do Kansas, é o autor da teoria Communicate Bond Belong (CBB), que afirma que “uma interação social opera dentro de um sistema homeostático, desenvolvido por pressões internas que vão satisfazer a necessidade de pertencer e conservar a energia social”.

O objetivo do professor responsável pelo estudo, Jeffrey Hall, era definir o tempo necessário para criar uma amizade, além de quantas horas levam para chegar ao nível de “melhores amigos”. Segundo ele, são necessárias aproximadamente 50 horas para deixar de ser um conhecido e se tornar um “amigo casual” de alguém. Para passar pra uma amizade mais forte, são cerca de 90 horas. E, por fim, leva pouco mais de 200 horas para ser considerado melhor amigo de uma pessoa.

gráfico tempo amizade

Hall conduziu dois estudos separados para examinar essas camadas, especificamente analisando como as horas gastas juntas se correlacionavam à proximidade.

  1. No primeiro estudo, ele entrevistou 355 adultos que haviam se mudado recentemente para uma nova área e pediu que identificassem alguém que acabaram de conhecer lá e que não era de interesse romântico.

Cada participante teve que revelar como eles conheceram essa pessoa, quanto tempo eles passaram juntos e, subsequentemente, classificaram o nível de amizade alcançado depois de um longo período de tempo em uma escala que variava de conhecimento a melhor amigo.

2. Para o próximo estudo, Hall pediu a 112 alunos do primeiro ano da Universidade do Kansas, todas calouras vindas de outras cidades, para citar duas novas pessoas que conheceram e pesquisaram por um período de nove semanas para ver como essas relações se desenvolviam.

Combinando os resultados das duas amostras, Hall estima que leva entre 40 e 60 horas para formar uma amizade casual, 80 a 100 horas para a transição que torna a pessoa um amigo, e mais de 200 horas para definir “bons amigos”.

“Quando as pessoas fazem a transição entre os estágios, elas duplicam ou triplicam a quantidade de tempo que passam com a outra pessoa nas próximas três semanas. Eu encontrei calouros que passaram um terço de todas as horas em que estavam acordados em um mês com um bom amigo.”

“Se você está interessado em uma amizade, mude o contexto. Se você trabalha junto, vá almoçar ou saia para tomar uma bebida. Essas coisas sinalizam para as pessoas que você está interessado em ser amigo delas,” aconselhou Hall.

Anúncios