O venezuelano Arturo Sosa Abascal, de 64 anos, foi eleito em outubro de 2016, o novo Superior da Congregação Geral da Companhia de Jesus, os Jesuítas, em uma votação após a renúncia do espanhol Adolfo Nicolás.

Ele possui uma influência positivista através de uma doutrina chamada gomecista, originada de Juan Vicente Gómez que foi um político venezuelano e presidente da Venezuela, onde governou em ditadura entre os anos de 1908 a 1935.

A bandeira de cores verde, amarela e branca do Brasil foi desenhada pelo pintor Décio Vilares e toda sua ideia confeccionada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, também filósofo e matemático, adepto dos ideais do movimento positivista de Augusto Comte. Assim, a frase “Ordem e Progresso” foi inspirada no lema de Comte “L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but”, que significa “O amor como princípio e a ordem como base; o progresso como meta”.

Além disso, enquanto o Iluminismo criticava a sociedade, o Positivismo desejava organizá-la, desejava colocar fim nas desigualdades e problemas sociais surgidos a partir do cenário econômico e industrial da época.

Padre Sosa, nascido em Caracas (Venezuela) no dia 12 de novembro de 1948, foi conselheiro do padre geral e delegado geral para as casas e obras interprovinciais da Companhia de Jesus em Roma e tem um doutorado em Ciências Políticas da Universidade Central da Venezuela.

O venezuelano, que será o novo “papa negro” como é conhecido pela importância dos jesuítas e a cor de seu traje, foi eleito após uma votação secreta dos 217 eleitores realizada durante a 36ª Congregação Geral realizada em Roma.

Abascal será o 31º superior geral e o primeiro não europeu desde o nascimento da congregação fundada por santo Inácio de Loyola. Após a escolha na sede dos jesuítas em Roma, para a qual se requeriam 50% mais um dos votos (107), se ouviu um forte aplauso e, como requer o processo, posteriormente o papa foi informado, que pôde parabenizar por telefone o escolhido.

Recentemente, defendeu uma interpretação contextualizada do casamento em relação ao ensino dos Evangelhos. Não surpreende uma atitude liberal crescente em relação aos valores da família.

jesuítas

 

 

Anúncios