Nesta próxima quarta-feira (15/03/17) pregarei em minha igreja sobre este tema no culto de oração na minha igreja. Segue o link para acompanhar às 20:00 (http://www.ibca.com.br/culto-ao-vivo/). Segue o link para imprimir e compartilhar em sua família ou pequeno grupo.

O primeiro livro de Samuel no capítulo 17, versos 48 e 49 descrevem o evento histórico na vida de Davi e do povo de Israel: “E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.”

A chave do verso 48 do cap. 17 é “…_____________ Davi, e correu ao combate…”. A determinação não permite o medo tomar lugar.

O pequeno Davi era habilidoso em lançar pedras com auxílio de uma funda para enfrentar animais selvagens. A célebre vitória sobre o filisteu Golias demonstraria sua confiança em Deus e __________ cono fundeiro.

No livro de Juízes cap. 20, verso 16, relata a habilidade dos israelitas de manejar fundas como arma de guerra: “Em todo esse exército havia setecentos homens de escol, canhotos. Todos eram muito hábeis e qualquer um desses soldados era capaz de atirar com a funda uma pedra pesada e acertar um fio de cabelo sem pecar, isto é, sem errar.”

O Dr. Mike Edwards, traumatologista, calculou que a força de uma pedrada, capaz de matar alguém, deveria golpear o crânio com uma potência algo acima de 3.000 Newtons numa área de 30 mm2. Cerca de 3.000 N equivalem à força necessária para partir ao meio um bloco de concreto.

Davi e Golias

Alguns contrastes entre Davi e Saul são notáveis

  1. O rei Saul foi escolhido pelo povo, pois a monarquia era o modelo de governo centralizador;
  2. O modelo de governo que Deus indicou era participativo entre as 12 tribos. O carisma era sempre requerido para a liderança;
  3. Davi foi criado para apascentar ovelhas e foi escolhido por Deus através do profeta Samuel;
  4. A _______ sobre Davi reconheceu e liberou o seu carisma.

Davi reconheceu a Soberania de Deus e escreveu no Salmo 24:1: Do SENHOR é a terra e a ____________, o mundo e aqueles que nele habitam.

Após a morte do rei Saul, Davi toma posse de Israel. Ele unifica o reino, transfere a capital para Jerusalém e derrota os filisteus em uma seqüência de vitórias. Davi monta um grupo de elite de guerreiros que inspira todo o seu exército.

Quanto as habilidades, oportunidades e Propósitos:

  1. Habilidades podem ser heranças genéticas ou _______ (dons espirituais) fornecidos pelo Espírito Santo, particularmente a partir de nossa conversão.
  2. Deus amplia nossa capacidade a fim de usarmos nossas habilidades para cumprir o _________ de Deus para nós;
  3. Os homens oferecem ____________ quanto mais demonstramos nossas habilidades;
  4. Deus não precisa de minha habilidade. Ele requer minha _____________.

Durante 10 anos de maneira implacável Davi foi perseguido pelo rei Saul que se deixou dominar pela inveja e ciúme. No caminho, Saul utilizou uma caverna como um tipo de banheiro sem saber que Davi e seus homens estavam escondidos justamente ali. Era a oportunidade perfeita de Davi matar Saul e de dar fim àquela perseguição injusta. Em lugar disso, Davi poupou o rei e deu provas da sua justiça e da sua fidelidade para com Deus e para com o rei, ainda que este buscasse tirar sua vida.

O Salmo 58:11 conclui: “Então dirá o homem: Deveras há uma ___________ para o justo; deveras há um Deus que julga na terra.”

CONCLUSÕES

  1. Caráter é fazer o que é certo sem ninguém estar vendo;
  2. Carismas são commodities de Deus para os homens;
  3. Carisma sem caráter é catástrofe;
  4. Carisma coloca o caráter a serviço do Reino de Deus.
Anúncios