João 3:3-5 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O dialogo de Jesus com Nicodemos é um marco. A mensagem de Jesus agora estava convertendo um membro do Sinédrio que buscou uma entrevista com o Mestre. Muitos comentaristas observam que o horário noturno do encontro pode indicar o temor do fariseu Nicodemos de ser descoberto. Outros opinam que ele se transformou num discípulo secreto.

Em outubro de 1998, John Travis propôs no Evangelical Missions Quarterly, uma classificação para os convertidos que estejam inseridos em comunidades ultra-religiosas. A escala inicia com C1 que designa aqueles convertidos com aberto relacionamento com cristãos, rompimento com sua tradição religiosa familiar e reunião regular com outros convertidos. A escala encerra em C6 que identifica cristãos secretos que estão sob leis que perseguem e martirizam cristãos. Será que Nicodemos conseguiu desenvolver uma fé capaz de se comunicar regularmente com outros cristãos? Será que ele rompeu com o Judaísmo com fez o apóstolo Paulo? A Bíblia não traz essas respostas particulares mas revela essas amplas possibilidades.

mico5

Penso que Jesus queria lhe ensinar como devia ser a relação entre um mestre e seu discípulo. Ele iniciou o dialogo quebrando todo formalismo ritual. A seguir, revelou a necessidade de Nicodemos: nascer de novo. Fico imaginando a dificuldade de senhor Nico, com todo o respeito vamos chamá-lo assim, de processar aquela orientação. A sua educação, a sua família, os seus colegas de ofício, enfim o seu contexto não o ajudava a pensar tão livremente. O sistema de pensamento de Nico era legalista. Consistia de rituais, de proibições e de mandamentos. Na sua época muitos conseguiram romper com esta barreira e estabeleceram comunhão com Deus.

Senhor Nico pagou o mico da reencarnação. Muita gente boa escorrega nessa linha de pensamento. Jesus deixou claro que não adiantaria morrer e nascer muitas vezes. O ser humano precisa, num dado momento de sua vida, ter uma experiência de arrependimento e conversão. Essa experiência, segundo o Mestre, e´ insubstituível. Além de ser transformadora, poderosa e santificadora. Tudo de bom!

O problema está no fato de que muitos homens não conseguem entender expressões tão simples. Foi o que os servos disseram pra Naamã: _ Se o profeta lhe impusesse algo difícil, tu não farias para curar a tua lepra? A verdadeira religião não necessita de modelos complexos ou rituais complicados. São muitos livros e artigos que são escritos sobre religião. Esta é boa notícia do Reino de Deus: todos os homens precisam nascer de novo!

Anúncios