banquet

Nesta quarta-feira passada (28/09/16) falei sobre este tema no culto de oração na minha igreja. Segue o estudo para sua devocional. Segue o link para imprimir e compartilhar em sua família ou pequeno grupo.

Lucas 14:15-24 relata: «Ao ouvir estas palavras, disse-lhe um dos convivas: Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus. Mas Jesus disse-lhe: Um homem deu uma grande ceia, e convidou a muitos; e a hora da ceia enviou ao seu servo para dizer aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. Começaram todos à uma a desculpar-se. Comprei um campo, disse um, e preciso ir vê-lo; rogo-te que me dês por desculpado. Comprei cinco juntas de bois, disse outro, e vou experimentá-las; rogo-te que me dês por desculpado. Casei-me, disse outro ainda, e por isso não posso ir. O servo voltou e contou isto ao seu senhor. Então irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traga para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. Disse o servo: Senhor, feito está o que ordenaste, e ainda há lugar. Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar para que se encha minha casa; porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados, provará a minha ceia.»

A palavra chave do verso 1 do cap. 14 é __________. Jesus estava na casa do chefe dos fariseus, sabia que o grupo era influente e buscava resgatar homens livres no meio da ideologia mais radical.

O verso 8 recomenda cuidado ao buscar os ___________lugares. De fato, a atitude e atenção dos que ocupam esses assentos, podem influenciar os seguintes em uma reunião. Em nossas reuniões, muitos preferem os últimos lugares mas não foi o que Jesus quis dizer.

O caráter do convite poderia ser descrito:

  1. Irrecusável;
  2. ajustável a agenda do rei;
  3. vantajoso de participar;
  4. reproduzível.

 O verso 17 destaca: “Vinde … tudo está ____________.”

As 3 desculpas são inaceitáveis:

  1. Naqueles dias ninguém sequer começava a discutir a compra de um campo sem antes determinar sua exata localização, se tinha água ou não, quantas árvores tinha e etc. Até as pedras visíveis eram contadas! Muitas vezes o comprador estava até ciente da capacidade produtiva do campo em questão. Quando Abraão comprou o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, incluiu o campo, a caverna e todo o arvoredo que nele havia e todo seu limite ao redor!
  2. No Oriente Médio, até os dias de hoje, só existem duas maneiras de se comprar um par de bois de arado nas pequenas vilas:A primeira é ir até o mercado local onde em uma das suas extremidades sempre se encontra um pequeno campo no qual os bois podem ser experimentados;A outra é tomar conhecimento de que fulano está querendo vender um par de bois de arado e os interessados vão até o campo do vendedor para checar in loco como os bois se comportam e até para experimentá-los se for o caso. Agora se para um par o cuidado é este imagine para cinco pares.
  3. Certamente o casamento não havia acontecido naquele dia. O anfitrião saberia da festa e não marcaria seu grandioso banquete para a mesma data. A resposta do apaixonado é mais breve porque como é costume no Oriente Médio se fala o menos possível acerca das mulheres.

bodas-e-decisoes

O verso 22 impressiona pois após a revisão da lista de convidados, “Ainda há ________!”

Então no verso 23, a ordem é clara: “Sai … obriga-os a entrar para ________ se encha.”

Entendo aqui sobre o poder das pequenas _________. Um pequeno grupo pode se fechar para um projeto ou convite. As recusas podem revelar que as redes sociais já existiam naquela época.

O rei responderá com o poder da ___________pois tem um plano de encher sua casa.