Há indicações que o escriba e sacerdote Esdras (veja Ed 7.6,10,21; Ne 8.1-6,9) fez uma revisão das Escrituras, no seu tempo, depois do exílio. Pode ser que ele tenha adicionado os títulos. Há aproximadamente 55 salmos com esta epígrafe: “Para o mestre de música”.

Neginot é uma palavra do hebraico que está no plural, originada pela palavra neginá, que se refere a tocar uma melodia usando os dedos, por meio de uma corda. Como os instrumentos musicais de corda geralmente possuem mais de uma corda, atribui-se o plural. Os salmos que possuem esse nome em seu início são: 4, 54, 55, 61, 67 e 76. Entende-se que a aplicação do Salmo seria para música instrumental, por meio do dedilhar de um instrumento de corda.

1 Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração.

2 Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.

3 Pois tens sido um refúgio para mim, e uma torre forte contra o inimigo.

4 Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas. (Selá.)

salmo 61-2

As torres tinham como principal objetivo proteger os habitantes de uma determinada região em situações de invasão e guerra.torre forte (migdal). “Torre forte é o nome do Senhor; para ele corre o justo e está seguro” – Pv. 18: 10.

No interior do Tabernáculo, a tenda do Encontro com Deus, o livro do Êxodo nos informa que havia sobre a Arca da Aliança dois querubins de asas estendidas para abrigar aqueles que ali ofereciam suas ofertas. (Êxodo 25:20).

5 Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos; deste-me a herança dos que temem o teu nome.

6 Prolongarás os dias do rei; e os seus anos serão como muitas gerações.

7 Ele permanecerá diante de Deus para sempre; prepara-lhe misericórdia e verdade que o preservem.

8 Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.

Aqueles que temem a Deus têm uma “herança”. Essa herança é “dada”.  Devemos saber que a possuímos,

Comentando o verso 6, Agostinho citou João 14:2 “Na Casa de Meu Pai há muitas moradas…” Logicamente, Cristo aplica os versos 7 e 8 a seus dias na terra diante da Eternidade, que contém dias e eternidade. Por isso, é possível anelar pela Eternidade que será menos do que se pode descrever ou imaginar.

 

Anúncios