Uma empresa dos EUA especializada em análise e mineração de dados relacionados com a música chamada The Echo Nest diz que é possível prever os gostos em filmes baseados nos gostos musicais de uma pessoa.

Echo Nest foi criada em 2005 pelos PhDs do MIT Media Lab Whitman e Tristan Jehan.  Os dois montaram a empresa para atender uma série de demandas sobre pesquisas na área musical, com clientes que incluem MTV, BBC, Warner Music Group, e cerca de 7 mil desenvolvedores de aplicativos para celulares e tablets independentes. 

Seu número de clientes alcançou 100 milhões mensais com 350 aplicativos, de pesquisa musical, games musicais e aplicativos para marketing musical.

A empresa colheu dados de vários serviços de streaming de música como Rdio, Sirius XM, MixRadio de Nokia, iHeartRadio, MTV ou the Infinite Jukebox e traçaram a relação entre os gostos musicais e gostos de filmes de aproximadamente 50.000 usuários, aí encontraram dados muito interessantes.

Selection_070Por exemplo, os fãs de comédias românticas também gostam de artistas que cantam sobre as relações amorosas como Beyoncé, Usher, Celine Dion e Jennifer Lopez, e se você gosta de filmes de crime, provavelmente gostará de Jimi Hendrix, The Beatles, The Rolling stones, Jay-Z, The Who, Bob Dylan e Pink Floyd, nessa ordem.

Isto pode parecer óbvio, mas eles também descobriram relacionamentos mais originais, como que os fãs de filmes da Pixar têm gostos muito diferentes os que gostam de filmes de família em geral.

Talvez a coisa mais estranha sobre a variedade de gostos entre os fãs dos filmes de ficção científica e filmes de fantasia, porque, como visto no gráfico acima, os primeiros gostam de rock mais clássico, enquanto os segundos gostam mais de pop, como Rihanna e Avril Lavigne.

Anúncios