O presente trabalho busca avaliar a percepção do cidadão da cidade do Rio de Janeiro a respeito de sua experiência pessoal diante de acidentes climáticos.  Definimos um acidente climático pode ser enchente, queda de raios, deslizamentos de encostas, ventanias, etc. Um desastre climático trata-se de evento climático com vítimas e prejuízos materiais.

pesquisa - desastres climáticos1

Em nossa pesquisa, realizada no verão de 2012, que não foi marcado por grandes desastres climáticos, descobrimos que pouco mais de 1/3 dos cariocas já sofreu com algum acidente climático.

Isso representa cerca de 2 milhões de pessoas já enfrentaram situações como enchentes, deslizamentos de encostas, queda de raios, especialmente no celebrado verão carioca.

Este número deve chamar atenção dos governos para instalação de instrumentos de medição e prevenção desses desastres climáticos. Os Governos precisam cuidar melhor dos efeitos sobre a saúde dos cariocas.

Em 2011, desastres naturais no mundo geraram quase 30 mil mortos. O Brasil entra na conta com 900 óbitos causados por inundações e deslizamentos. Foram registrados 302 desastres naturais, que mataram 29.782 pessoas no mundo, mas principalmente na Ásia. O Brasil não está fora das estatísticas registrando 900 mortes causadas pelos impactos das inundações e dos deslizamentos de terras provocados pela chuva. A estimativa é que os desastres geraram US$ 366 bilhões de prejuízos. A conclusão é do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (cuja sigla em inglês é UNISDR).

Para Marcelino do INPE, as inundações representam cerca de 60% dos desastres naturais ocorridos no Brasil no século XX. Deste total de desastres registrados no país, 40% ocorreram na região Sudeste.

O banco de dados Emergency Database – EM-DAT (OFDA/CRED, 2009), é uma compilação de dados e informações sobre a ocorrência de desastres obtidos de diversas fontes, como agências das Nações Unidas, organizações não governamentais, companhias de seguros, institutos de pesquisa e agências de notícias. No EM-DAT, o Brasil é classificado como um dos países do mundo mais afetados por inundações e enchentes, com mais de 60 desastres cadastrados no período de 1974 a 2003.

A Tabela seguinte apresenta as estatísticas históricas de desastres causados por inundações e enchentes cadastrados no Brasil, da década de 1940 até a atualidade.

pesquisa - desastres climáticos2

 

Anúncios