Um vulcão localizado na Islândia e que está espalhando cinzas que atrapalham os voos por toda a Europa aparentemente diminuiu sua atividade neste sábado, mas pode continuar em erupção por dias ou até meses, disseram autoridades. A estimativa da indústria é de que as consequências deste evento sem precedentes vão além do impacto do 11 de Setembro. As companhias aéreas não estão prontas hoje para enfrentar essas perdas”, afirmou o comissário de Transportes da União Europeia.

Bergthora Thorbjarnardottir, uma geofísica do Gabinete Meteorológico, disse que as erupções estáveis não indicavam necessariamente que o vulcão estava se acalmando. “A erupção pode continuar assim por um longo período”, disse. “Cada vulcão é diferente e não temos muita experiência com este. Faz 200 anos desde a última vez que ele entrou em erupção.Temos que observá-lo com cuidado, porque todos eles se comportam de maneiras diferentes. A última vez que ele eclodiu foi intermitente por mais de um ano, de 1821 a 1823.”

Em 1991, vulcão nas Filipinas resfriou superfície da Terra em 0,5°C. Efeito compensou impacto dos gases-estufa entre 1991 e 1993. “Basicamente, é como colocar um escudo refletor sobre o pára-brisa do carro, impedindo que o interior aqueça demais”, comparou Colin Macpherson, da Universidade Durham, nordeste da Inglaterra.

Clique na figura para ver animação da erupção e sua propagação recente:

#paracleto
#Revelações da Palavra
G/P
Jair

Anúncios