No próximo domingo (14/05/17), de 9:00 às 10:00 na igreja batista do Campo dos Afonsos, ministrarei aula sobre minha Tese de doutorado. A minha igreja está estudando sobre o livro de Atos dos Apóstolos.

Muitos cristãos perguntam se o movimento apostólico do livro de Atos foi reproduzido por outros grupos religiosos e causou efeitos sociais em determinados ambientes e ao longo da história dos homens. Espero apontar alguns sinais históricos e apresentar causas e efeitos dos Avivamentos ou revoluções ao longo da História.

Texto bíblico: Atos 17: 1-41      Base: Atos 17:6

A chave do verso 6 do cap. 17 é “…Estes que têm ____________ o mundo, chegaram também aqui;

Hipótese #1 Todo ______________ religioso se relaciona com a revolução social que uma determinada sociedade experimenta.

  1. O crescimento das cidades do Império Romano, Infraestrutura das estradas e a PAX ROMANA;
  2. A necessidade de organizações para cuidar de enfermos, órfãos e viúvas. A sociedade romana passou a perceber a atuação das igrejas cristãs diante de pragas ou catástrofes como terremotos;
  3. As mulheres romanas passaram a ingressar nas igrejas cristãs como forma de proteção social e recomposição familiar;
  4. O modelo apostólico admitia certa liberdade para surgimento de heresias e práticas religiosas que eram avaliadas em função de seus fundamentos. A avaliação recebia apoio externo, mas as decisões eram tomadas em âmbito interno da igreja local.
  5. O movimento episcopal cresceu de modo proporcional com o crescimento das cidades. Alguns bispos passaram a defender a necessidade de haver apenas um bispo na cidade. A ideia era ter um bispo de uma região ou província

Brass Scales Of Justice Off Balance, Symbolizing Injustice, Over White

Hipótese #2 Um avivamento religioso precisa que a componente ____________ social não seja nula para que seu efeito não seja negativo.

As conquistas religiosas dos povos bárbaros e vikings da Europa representaram uma adesão forçada que provocou absorção de cultura pagã. O poder religioso de Roma se espalhou através de centenas de dioceses e milhares de monastérios.

Em certas ocasiões e sobre determinadas condições, avivamentos produziram condições para ____________ científica e melhoria social. Quando o Avivamento não ocorria, a Revolução tomava o curso da História. As Revoluções eram quase tão difíceis de construir quanto de prever. Os Avivamentos eram conduzidos por homens e mulheres que confrontavam a cultura opressora dominante e a perigosa relação da Igreja e Estado.

Hipótese #3 Toda revolução social se manifesta com maior intensidade e violência quanto menor o fervor ________________ de uma sociedade.

O Papa atingiu seu maior poder em 1200, mas perdeu uma oportunidade de evangelizar a Ásia sob o domínio dos Mongóis. O Islã se tornou um grande opositor, especialmente após as Cruzadas. Colombo liderou a expedição que conquistou a América. Os produtos extraídos das Américas promoveriam a primeira Globalização. Os reformadores questionaram diversas práticas e dogmas da Igreja Romana cujos avivamentos eram sufocados por perseguição e guerras.

Hipótese #4 Uma revolução ___________ precisa que a dimensão avivamento religioso não seja nula para que seu efeito não seja negativo.

A Revolução francesa encontrou uma sociedade cristã vazia e um Clero inerte. A revolução comunista pregou o fim da religião e nacionalismo. Os reinos cristãos promoveram contínuas perseguições aos judeus que se refugiaram na Polônia e Holanda. O século 18 viu o florescer da Holanda através de sua liberdade religiosa e econômica. Evangelistas como John Wesley e Charles Finney pregaram reformas sociais nos Grandes Avivamentos. Wesley demonstrava que a fabricação de bebidas era uma das causas principais da falta frequente de cereais na Inglaterra. Ele e seus discípulos combateram também a escravidão e o contrabando.

Em 1800, a China e a Índia detinham 2/3 da prosperidade do comércio mundial. Entre 1750 e 1850, porém, surgiram sinais de uma mudança drástica. A Inglaterra liderou a Revolução Indústria no século 19, através de centenas de Sociedades científicas e inovações tecnológicas. Os Avivamentos criaram uma ponte entre Inglaterra e EUA que assumiu a liderança mundial no século 20. O movimento Pentecostal e o envio de milhares de missionários impulsionaram a liderança mundial dos EUA.

Hipótese #5 Todo avivamento religioso se manifesta com maior ____________ quanto menor a revolução social de uma sociedade.

As expectativas das pessoas divergem muito do que entendem serem as suas necessidades em termos de bens, estatuto e poder, poderão revoltar-se. Olhando a História, veremos como as nações sofreram ou provocaram as condições para o surgimento de revoluções. Assim foi na Independência dos EUA, na Revolução islâmica no Irã e em outras regiões, povos e épocas.

Em algumas ocasiões, algumas nações experimentaram um avivamento religioso que provocou mudanças nas leis, práticas e cultura. Em outras nações, pelo contrário, o sistema religioso predominante e corrupto, provocou as revoluções internas com ações externas como conflitos e opressão. ___________________ não ampliam Avivamentos porém testam sua resiliência e o valor de suas Instituições.

Anúncios