Durante 1997-2002, o real por dólar dos EUA experimentou depreciação real, declinando 1,164-2,633. O saldo da balança comercial passou de um déficit de 20,658 milhões para um superávit de 22,369 milhões de pessoas, e a proporção de exportações e importações subiu de 75,61% para 112,03%.

Durante 2002-2007, o real por dólar dos EUA experimentou valorização do real e mudou 2,633-1,430. No entanto, o saldo comercial continuou a aumentar de 22,369 milhões para 39,112 milhões, ea relação entre exportações e importações mudaram pouco de 112,03% para 112,38%.

Será que teremos um cenário de real depreciado e déficit comercial contínuo? O que poderia alimentar uma revolução interna. Afinal, Platão afirmou que a pobreza conduz à revolução e Aristóteles percebeu que a revolução é precedida por um rápido, não sustentável, crescimento econômico.
O Teorema de Paracleto, baseado no história das sociedades, conceitua que quando o Avivamento “desce” então as revoluções promovidas pelos grupos humanos se tornam mais “leves”. Se uma sociedade rejeita o avivamento genuíno, tratando de persegui-lo e sucumbir seus efeitos, a correlação de forças muda e os efeitos revolucionários se tornam mais agudos e violentos.

Blog Paracleto

James C. Davies afirmou que quando as expectativas das pessoas divergem muito do que entendem serem as suas necessidades em termos de bens, estatuto e poder, poderão revoltar-se (Davies, 1962). Os avanços nas redes de informações decorridos desde que Davies articulou a sua teoria, tornando mais fáceis as comparações entre as condições de vida nos vários países, poderão, talvez, tornar as populações mais conscientes da sua situação e, por isso, mais propensas a revoltas contra aqueles que os governam. Isto explica claramente as medidas que os regimes políticos autoritários tentam implementar para evitar a exposição “excessiva” e não filtrada às sociedades do Ocidente.

Curva JA procura de taxas de crescimento mais elevadas poderá forçar os países a uma maior abertura, podendo contudo resultar à custa da estabilidade. Um enquadramento analítico interessante é o da Curva J de Ian Bremmer (Bremmer, 2006). Resumidamente, Bremmer coloca duas variáveis num gráfico bidimensional: no eixo horizontal traça a variável abertura, enquanto no eixo vertical coloca a…

Ver o post original 879 mais palavras

Anúncios