O Movimento de oração Paz no Oriente promove ações de intercessão pelas áreas de conflito no Oriente. Nos reunimos todas as quartas-feiras, de 11:30às 13:30h. no Centro Cultural da Bíblia (SBB), na rua Buenos Aires, N°135, 3° Andar. Na foto, o Edifício tem a fachada em azul, na esquina com a rua Uruguaiana. Saltar na Estação de Metrô Uruguaiana e caminhar 200 metros.

Durante o período, usamos o princípio de intercessão “harpa e taça”. Os louvores ininterruptos nos ajudam a criar um ambiente de adoração. As orações são dirigidas e as recitações da Bíblia buscam trazer sabedoria e revelação para os participantes.

O SAARA , atualmente, é composto de 1.250 lojas no centro comercial da cidade do Rio de Janeiro. Estamos convidando comerciantes do SAARA, descendentes de sírios, libaneses, judeus, chineses, etc. Se você trabalha no Centro da cidade e proximidades, faça planos de convidar seus amigos para orar e adorar o Senhor Jesus. Alguns irmãos estão chegando, acreditando que a intercessão dirigida e o convite à oração intencional podem fazer diferença em áreas de conflito no Oriente e na conversão de vidas.

Centro Cultural da Bíblia, rua Buenos Aires 135É um bom exercício espiritual deixar minha situação cômoda e investir tempo para convidar comerciantes para orar. Penso que a maioria não entende o que significa orar pelos outros diante de seus problemas pessoais. Mas acredito que Deus tem grandes planos para elas.

O conflito entre Civilizações ocidental, muçulmana e ortodoxa (oriental) parece mais evidente entre as nações. As indústrias de armas e seus lobistas agradecem. De alguns anos para cá, o Blog Paracleto passou a revelar para o público as raízes dos conflitos entre sunitas e xiitas. As igrejas cristãs ortodoxas são as mais atingidas com a onda de violência na Síria e Egito. A intervenção militar dos EUA indica uma ação humanitária pelas minorias curdas perseguidas no Iraque e Síria.
Estima-se que os descendentes de libaneses e sírios somem 7 milhões de pessoas. São 4% da população brasileira, mas estão em todo canto. A Embaixada do Líbano no Brasil garante que há pelo menos um representante da colônia em cada um dos mais de 5.000 municípios do país

O cientista social Oswaldo Truzzi, que analisa a questão no livro Patrícios: Sírios e Libaneses em São Paulo,detecta a importância de dois fatores confluentes. Primeiro, a extensa distribuição geográfica da colônia, fruto da atividade de mascate que nove em cada dez imigrantes abraçaram. Para os vendedores ambulantes, que saíam das cidades grandes com a malinha de produtos debaixo do braço, cada lugarejo representava um mercado em potencial. Se a concorrência era brava, eles se embrenhavam mais adiante. E mais ainda, sempre mais.

A família do deputado Michel Temer é um exemplo clássico. Vindos do Líbano na década de 20, seus pais instalaram-se numa chácara em Tietê, interior de São Paulo. Na frente, a indefectível lojinha. Apenas o irmão mais velho de Temer não estudou, para ajudar o pai. Os outros quatro formaram-se em direito pela Faculdade do Largo São Francisco. O roteiro do senador Ramez Tebet foi praticamente idêntico, à exceção do cenário: criado em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, cursou direito no Rio de Janeiro, custeado pela lojinha paterna. “Tudo o que meu pai ganhou, gastou na educação dos filhos”, diz o senador.

Segundo um levantamento de 1934, 80% dos árabes viviam em centros urbanos, contra 20% no campo – exatamente o inverso dos imigrantes japoneses. O objetivo era “fazer a América”: ganhar dinheiro e voltar. Acabavam ficando e trazendo o resto da família.

O desafio é alcançar comerciantes e seus empregados da região comercial do SAARA para separar um tempo para orar. Na hora do almoço, ao longo do caminho, entro nas lojas para convidar o dono ou gerente para aquele momento de oração. São sementes que um dia irão crescer.

O local de reunião é muito adequado e pode se tornar um ponto de encontro com outros missionários e lideranças. Em uma das minhas caminhadas, convidei vários comerciantes chineses da região. Eles aceitaram de bom grado. A nossa adoração contínua e oração incondicional os levará a entender o valor da intercessão intencional. O Espírito Santo se move na terra juntando homens de boa vontade e pessoas de fé.