Em postagem anterior, de 15/06/2013, publicamos o resultado da pesquisa e relatório final que o Instituto Paracleto realiza entre igrejas cristãs, inclusive católicas, na cidade do Rio de Janeiro.  Na ocasião, trouxemos os resultados de uma determinada igreja pequena. Outro ponto fundamental que garantimos aos pastores é a confidencialidade dos dados.

Portanto, podemos realizar esta pesquisa com qualquer igreja cristã no Brasil e em outras regiões do mundo. Quero encorajá-lo a realizar a pesquisa, enviando um e-mail ou comentário. Um pesquisador britânico, após apresentação em um Congresso, me solicitou o formulário para tradução e aplicação em algumas igrejas da Inglaterra.

Infelizmente, muitos líderes temem pelos resultados de uma avaliação. Quando vêem os resultados, se frustram, quando deveriam mobilizar sua igreja local através de um plano de ação coordenado para melhorar os pontos fracos. Outros pastores não são autorizados a participar devido a grande hierarquia existente em muitas igrejas brasileiras. Esse é um dos efeitos de anos de ditadura militar e coronelismo eclesiástico.

igreja3

  • 79% participaram de outra igreja anteriormente.
  • 60% declararam que o estilo de culto e serviços disponíveis ajudou na decisão de inclusão na igreja
  • 76% indicaram o ensino da Palavra como ponto mais forte. A adoração foi indicada com 72%.
  • 1/3 indicaram a comunhão como ponto de destaque embora no Gráfico tenha apresentado a menor pontuação.
  • 1/4 indicaram o serviço e testemunho como pontos de melhoria. Embora uma igreja grande ofereça muitos serviços, muitos crentes podem preferir não se envolver em nenhuma atividade.
  1. As dimensões KERYGMA e LEITOURGIA são mais homogêneos, isto é, apresentaram menor dispersão.
  2. A dimensão KOINONIA apresentou o menor valor. Talvez o grande porte da igreja e a falta de reuniões em grupos pequenos influenciem, embora, os grandes grupos forneçam comunhão.
  3. Uma igreja grande oferece muitas oportunidades, daí, a boa pontuação na dimensão DIAKONIA;
  4. Observa-se que a dimensão MARTYRIA mantém-se através de chamada para o culto congregacional. É um ponto de melhoria.