Em 1980 Brasil os dados sobre o crescimento infantil em crianças menores de 5 anos tinha um déficit de ¼ de peso e altura com relação a 79 países em desenvolvimento. E, em 1992 esse número diminui cerca de 30% a menos que no ano de 1980.

beleza2Há uma tendência, em todos os países do mundo, das pessoas aumentarem de altura e de peso. Na figura abaixo mostra-se a altura média de homens e mulheres em alguns países. Para o Brasil mostra-se essas condições para dois anos (1974 e 2003) separados de 29 anos. Neste caso, nota-se que tanto homens como mulheres aumentaram de estatura, em média, nesse período (cerca de 3 cm para ambos).

De acordo com a OMS, os cálculos para os índices de estatura e peso é padrão para todos os países. Para a avaliação de crianças com até 5 anos de idade a escala e a escala vai de 2 a 2, sendo que o número zero é considerado padrão, sendo que a média brasileira das crianças do sexo feminino é de 0,22 e das crianças do sexo masculino é de 0,35. Então a estatura média estipulada para o brasileiro , é de 173.1 cm para homens e 161.1 cm para mulheres.

Comprar um sapato nem sempre é uma tarefa fácil. Mas não é a variedade de modelos que gera dificuldades para algumas mulheres e sim, a falta de opção. Sandálias e sapatos para quem calça acima do número 39 são quase raridades nas lojas. Poucos estabelecimentos trabalham com a numeração 40. E menos ainda vendem com calçados 41, 42 ou 43.

De acordo com o ortopedista Sebastião Antônio Maurício de Macedo, a estatura do brasileiro está aumentando, o que contribui para mudança do tamanho do calçado, já que o pé é a base para o nosso corpo.  “O padrão antigamente era normal considerar uma mulher com altura de 1,65 m. Hoje as meninas têm entre 1,67 m e 1,75 m. É só você pegar como base os times de voleibol do Brasil e ver como aumentou a altura dos meninos e das meninas. Então, aquilo que nós considerávamos normalidade antigamente, o pé de uma moça 37, hoje 39 e 40 é muito comum”.

Muitas mulheres usam sapatos com uma numeração menor por não encontrar o tamanho adequado ou por vergonha de calçar numeração grande. O ortopedista explica, no entanto, que usar um sapato apertado pode causar desde calos até transtorno dos nervos sensitivos, como inflamação.

grafico altura

Outro ponto interessante desta figura é o caso da Holanda, onde vivem as pessoas mais altas do planeta, em média. O tamanho grande das pessoas também se observa nos animais (cavalos, coelhos, etc) e na vegetação desse país (como as batatas holandesas). Quando esses animais e vegetais são levados para outros países, os seus descendentes diminuem de tamanho! O próprio governo da Holanda ficou curioso com relação ao gigantismo de todos os seres vivos daquele país e contratou uma equipe de cientistas para investigarem a causa disso. Que foi que eles descobriram?

A Holanda também é conhecida como Países Baixos. Por que? Porque uma grande parte do território desse país foi retirada do Mar do Norte, através da construção de muitos diques. Portanto, a maior parte do solo holandês pertencia ao solo submarino no passado, onde se concentrou uma grande quantidade de sais, durante muitos milênios, trazidos ao mar através dos rios. Isso faz do solo holandês o mais rico de todos os países do mundo, onde o solo foi se depauperando com o passar dos milênios. Portanto, os vegetais que lá crescem encontram todos os elementos químicos de que necessitam para um crescimento sadio. As pessoas (e animais) que comem esses vegetais sadios também tendem a ser sadias (praticando, sem querer, uma terapia ortomolecular natural, título do citado livro). Pessoas sadias tem uma tendência de terem uma estatura mais elevada. Daí a conclusão: Holanda, campeã mundial de altura!