Em dezembro de 2012, o Mercado Financeiro testemunhou a ultrapassagem do valor de mercado da Ambev, braço nacional da Holding Inbev, sobre a Petrobras. A Inbev produz cerca de meio milhão de barris (117 litros) de cerveja por dia. A Petrobras produz 2 milhões de barris (159 litros) diários. No Brasil, cerveja vale mais que petróleo?

Petrobras x AmbevÉ bom que se diga, que em 2006, os produtores de cerveja utilizaram 24 milhões de toneladas de cereais para produzir 160 bilhões de litros. Para se ter uma comparação da área plantada ocupada, a produção de milho foi de 56 milhões de toneladas. Naquela época, muitos especialistas já estavam preocupados com a diminuição da área plantada para produção de alimentos em ralação ao aumento da área destinada ao plantio de soja e cana para produção de etanol.

Em 2009, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou que não recorreria à Justiça para derrubar a liminar concedida à cervejaria AmBev para suspender multa aplicada em julho. Segundo explicações do Conselho, para garantir essa decisão liminar, a companhia teria que depositar em juízo o valor da multa, de R$ 352 milhões. A decisão do conselho antitruste de multar a cervejaria foi tomada em julho de 2009 após ter sido considerado anticoncorrencial o programa “Tô Contigo”, utilizado pela AmBev para relacionamento com bares e restaurantes. Para o Cade, o programa, que previa a distribuição de brindes como refrigeradores, mesas, cadeiras e descontos em compras futuras para os pontos-de-venda, levou a AmBev a conseguir exclusividade com bares e restaurantes, prejudicando a concorrência no setor.

Untitled-1A participação da Ambev no mercado publicitário e patrocínio a grandes eventos lhe garante um certo apoio da grande Mídia.

Em 2011, o valor de mercado da Ambev aumentou 30%. A empresa possui quase 70% do mercado. Em 1994, as empresas brasileiras Brahma (8a) e Antarctica (15a) respondiam por 2,4% e 1,6% do mercado mundial, respectivamente. A InBev surgiu em março de 2004, pela fusão entre a brasileira AmBev e a cervejaria belga Interbrew. Depois do negócio, a AmBev passou a ser o braço da InBev nas Américas ao incorporar a cervejaria canadense Labbatt.

O setor está em declínio também nos Estados Unidos e Europa  porém com grande expansão das micro-cervejarias  A moda consiste nos brewpubs, restaurantes que elaboram e servem suas próprias cervejas. Por isso, os investimentos na América Latina e Ásia.

Regionalmente, o consumo per capita apresenta uma estrutura bastante diferenciada, oscila de 96 litros/habitante no Grande Rio para 24 litros/habitante no Nordeste. Um média de 50 litros por ano. Parece que a média tem permanecido a mesma nos últimos anos. O consumo de cerveja por pessoa aumentou mas o número de consumidores tem diminuído. Uma das razões pode ser as restrições de uso de bebidas alcóolicas na condução de veículos.

market share Ambev