Em recente debate, na RecordNews, um especialista em marketing reconheceu a força das redes sociais sobre a formação de opinião das pessoas. Ele concluiu que os especialistas e acadêmicos deixarão de ser tutores para se tornar mentores dos leitores e consumidores.

  • 76% dos usuários da Internet consultados lêem blogs especializados (no Brasil esse número passa dos 80%, o que o Ibope já constatara recentemente);
  • 73% lêem blogs pessoais;
  • 54% dos leitores de blogs tem aumentado a sua leitura em relação ao ano passado;
  • O uso de blogs reduz o consumo de outros meios de comunicação (especialmente televisão, jornais e revistas);
  • Blog leitores são influenciados em um grau muito maior que os não-leitores dos blogs;
  • A atitude para com publicidade nos blogs lá fora é geralmente bastante positiva

Em 2011, estima-se que existam cerca de 3 milhões de blogs na blogosfera.

Têm-se verifica um crescimento exponencial de blogs nos últimos anos, facilitado por plataformas cada vez mais acessíveis a utilizadores com pouco experiência como o Blogger da Google ou o WordPress. As pessoas querem de facto participar nesta gigantesca festa digital.

De facto apesar das redes sociais deterem neste momento uma percentagem muito significativa dos utilizadores da Internet por tempo médio por página, estes não deixaram de fazer as suas pesquisas sobre temas, dúvidas, opiniões, preços, etc…nos motores de busca que são liderados pelo Google. Quando procuramos um tema, onde vamos? Ao Google pois claro!

Para aqueles que vão acompanhando o mundo digital, nota-se claramente um aumento muito significativo de blogs e subsequentemente aumento de temas abordados. Penso que este crescimento é essencialmente benéfico para o utilizador pois este encontrará uma diversidade muito maior de assuntos e opiniões nos motores de busca. Os motores de busca por sua vez, trataram de filtrar os conteúdos mais relevantes e consensuais para levar o que realmente é importante ao utilizador da Internet.

134484 300x265 A Influência dos BlogsRecentemente saiu um estudo bastante interessante na eMarketer sobre este tema. Concluiu-se neste estudo que grande parte dos temas abordados falam sobre as marcas. Isto vêm relançar a importância do Marketing Digital dentro das empresas. Embora seja  evidente que as empresas se esforcem por explorar esta nova forma de comunicação, parece-me que ainda não se encontrou a fórmula certa.

Segundo este estudo sobre blogs da eMarketer americana “Estudo da Blogosfera 2011″, 38% de todas as mensagens de bloggers falam sobre como amam ou odeiam uma marca e 34% falam sobre um produto e serviço e as suas opiniões.

Parece também que começa a existir uma diferenciação no tipo de bloggers. Alguns já se consideram como profissionais a tempo inteiro.

Ainda segundo este estudo, os bloggers profissionais estão ganhando uma influência cada vez maior na percepção das marcas dada aos consumidores. Esta tese é sustentada pelo inquérito revelado no estudo onde 68% dos bloggers consideram que são influenciados por outros blogs que lêem. Assim estes “profissionais” do blog ganham cada vez mais terreno na influência que exercem sobre os consumidores.

134489 1 288x300 A Influência dos BlogsO estudo aborda ainda a relação entre estes bloggers e as marcas. A maioria dos bloggers tem um bom relacionamento com os representantes da marca. Quase metade de todos os bloggers (49%) caracterizam as suas interações com os representantes, como pouco ou muito favoráveis. Apenas 3% disseram que suas interações, não foram de todo favoráveis. No entanto, 40% de todos os bloggers disseram que não sabiam como caracterizar suas interações com os representantes da marca.

Conclui-se assim que os bloggers continuam a fazer crescer a sua influência nas marcas, produtos e serviços.

Anúncios