Uma característica da poesia hebraica para a qual devemos chamar a atenção é o emprego do arranjo acróstico ou alfabético. Existem nove salmos acrósticos no saltério. São eles: 9-10, 25, 34, 37, 111-112, 119 e 145. Neste tipo de composição, as linhas ou estrofes iniciam cada uma, com letras em ordem alfabética. Essa técnica, a exemplo do paralelismo, auxiliaria na memorização e o ensino. Isto também pode sugerir que o assunto foi tratado de forma completa.

1. LOUVAREI ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.

2. A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão.

3. Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome.

14 SALMOS TÊM TÍTULOS HISTÓRICOS – Estas inscrições explicam a raiz histórica relacionada com o Salmo e que resultou em sua composição.  Ex. “Salmo de Davi, quando fugia de Absalão, seu filho”.  São eles: 3, 7, 18, 30, 34,  51, 52,  54,  56, 57,  59, 60,  63, 142.

4. Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

5. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos.

6. Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.

Davi escreveu este salmo em um momento de grande angústia, o que não o impediu de buscar o Senhor. Este é um salmo de ação de graças. O salmista recorda seu problema, seu clamor a Deus e o livramento recebido.

7. O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

O pr. Israel Azevedo comenta: “Excepcionalmente e a seu critério, Deus envia seus emissários para nos livrar. Alguns os vemos; outros não os vemos. Não canso de me lembrar que ia atravessando uma rua quando um desconhecido, que me conhecia, me deteve e impediu de ser colhido por um veículo. Temos essas pessoas em nossas vidas. Quem não tem uma dívida de gratidão com um vizinho, um colega, um médico? Se não fossem eles… não é o que perguntamos a nós mesmos. Além desses, Deus manda seus seres celestiais invisíveis para nos livrar. Podemos estar certos disso. Não podemos falar muito porque Deus não faz marketing dos seus livramentos.

8. Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

9. Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Durante 10 anos de maneira implacável Davi foi perseguido por um rei implacável, mal, perverso e por ciúme, inveja na vida deste rei, ele (Saul), escolhe 3.000 homens da elite do exército de Israel, para ir de encontro a Davi. Saul queria destruí-lo de qualquer maneira. Veja o que aconteceu com Davi – I Sm 21.6: Davi estava desesperado e faminto, come do pão da preposição que não era autorizado a comer, senão o sacerdote.

10. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.

11. Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.

12. Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?

13. Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.

Ele registra o mesmo evento no salmo 52, quando o edomita Doegue foi a Saul e lhe contou: “Davi foi à casa de Aimeleque”. Através dessa fofoca enganosa, ele conseguiu a morte de todos os sacerdotes em Nobe: embora fosse crime socorrer Davi como rebelado; eles não tiveram culpa por intenção e conhecimento de que era proibido.

14. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.

15. Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

O Salmo 59 tem a ver com a ocasião em que teria enviado homens à casa de Davi para prendê-lo. Já os Salmos 34 e 56 referem-se à sua fuga de Saul. Por sua vez, o Salmo 142 foi composto quando encontrava-se escondido na caverna de Adulão, na região do mar Morto. Ao terminar a perseguição, Davi compõe o Salmo 18 ressaltando a fidelidade de Deus.

16. A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.

17. Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.

I Sm 23.26 – Davi estava com 600 homens e Saul com 3.000. Saul os cercou e agora? Talvez você esteja passando por uma situação tão difícil que está cercado… Na hora que Saul vai colocar as mãos em Davi, o mensageiro diz: “Corre porquê os filisteus entraram na terra” ( I Sm 23:27,2). Quando Saul sai, Davi pega uma pedra e coloca o nome dela de Selá Ramalecote, que significa Pedra de Escape

18. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

19. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

20. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.

O evangelista João utiliza este verso para indicar sua referência e cumprimento durante a crucificação do Messias conforme João 19:33.

21. A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.

22. O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido.

Anúncios