Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.

A beleza e a popularidade do salmo 23, o salmo do bom pastor, nos desvia de atentar para o fato de que esses 3 salmos formam um conjunto, uma trilogia, apresentando Jesus Cristo em 3 perspectivas diferentes. Para alguns esses salmos são identificados como os salmos dos 3 C´s: Da cruz, do cajado e da coroa: O salmo 22 fala do Cristo na Cruz, do seu sofrimento. O salmo 23 fala do pastoreio de Cristo – o seu cajado nos consola. O salmo 24 fala do rei da Glória e da sua entronização eterna: Cristo e Sua coroa.

Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?

Charles Spurgeon comenta que este hino sacro provavelmente foi escrito para ser cantado quando a arca da aliança foi tirada da casa de Obede-Edom, para permanecer dentro de cortinas sobre o monte de Sião. As palavras não são impróprias para a dança sagrada de alegria na qual Davi foi à frente no caminho naquela ocasião jubilosa. O olho do salmista olhava, no entanto, além da subida típica da arca para a sublime ascensão do Rei da glória. Spurgeon o chamou O CANTO DA ASCENSÃO.

Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

As exigências morais para nos aproximarmos de Deus são estabelecidas por meio de perguntas semelhantes às do Salmo 15.

Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.

Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.) Pausa para louvar (CLIQUE NA FIGURA):

O Salmo é lido quando a Torá é carregada em eventos fora da Shabath. Os versos 1 a 6 corresponde ao 1• canto. Os versos 7 a 10 introduzem o 2• canto que afirma que o Rei universal entra na Sua Glória.

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

A parte superior das portas é considerada baixa demais para o Rei divino entrar. Refere-se ao domínio eterno de Cristo.

Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.

Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

#paracleto

#Revelações da Palavra

G/P

Jair

Anúncios