Os jogos de azar são jogos nos quais a possibilidade de ganhar ou perder não dependem da habilidade do jogador, mas sim exclusivamente do azar do apostador. Além disso, as loterias violam vários princípios bíblicos:

1. A Loteria é um deus para muitas pessoas. Muitas famílias foram empobrecidas por causa do jogo;
2. O lucro advindo de jogos compete com as rendas, direta ou indiretamente ligadas ao trabalho;
3. O dinheiro circulando em jogos confunde o rastreamento do dinheiro. Pessoas ligadas ao crime se estabelecem nas fronteiras dos jogos proibidos;
4. A Loteria estimula a fantasia financeira. Muitas famílias se sentem frustradas e infelizes por não alcançar o que a Mídia chama de prosperidade;
5. A Loteria fortalece os valores temporais. Jesus disse que onde estivesse seu tesouro, ali estaria seu coração.
6. A Loteria promove o amor ao dinheiro. Isso é avareza. A Bíblia diz que é a raiz de todos os males.

Por exemplo, o jogo do bicho foi criado com propósitos louváveis. Em 6 de janeiro de 1888, o Jardim Zoológico de Vila Isabel foi aberto de modo provisório. Porém, a subvenção anual não era suficiente para manutenção do espaço e de seus animais. Associado ao mexicano Zevada que ocupou o cargo de gerente do zoológico, o Barão de Drummond acabava de criar o chamado Jogo dos Bichos, que se tornou um sucesso em diferentes círculos sociais. O jogo do bicho surgiu como um divertimento da alta sociedade fluminense.

Toda manhã, logo cedo, o Barão escolhia uma estampa com a figura e nome de um dos 25 bichos que faziam parte do jogo e colocava essa estampa em um quadro de dimensões enormes, içado a um mastro erguido à porta principal do Jardim Zoológico. Uma vez o quadro içado ninguém tinha acesso a ele. Esse quadro era de madeira e, trancado à chave. Às 15 horas o próprio Barão de Drumond acionava um dispositivo, exibia o bicho sorteado sem causar dúvida a quem assistia ao sorteio. Aos poucos, aumentava o número de visitantes, por isso foram criados outros pontos de venda de ingressos com a finalidade de concorrer ao jogo do bicho. Em um só domingo a venda atingiu 80 contos de réis, com entradas!

A partir da proibição dos jogos de azar pelo governo Dutra em 1946, o jogo do bicho se expandiu enormemente, acompanhando o crescimento das áreas periféricas da cidade. Entre as grandes escolas de samba, a generalização da vinculação mais estreita com o mecenato do jogo do bicho data da década de 1970. De tal modo que, no início dos anos 1990, essa presença dominava o carnaval de quase todas as grandes escolas.

Existe um modelo matemático chamado Lema de Borel-Cantelli que, inicialmente, deixa o apostador com alguma esperança de vitória. Ele estabelece que: se cada jogada ocorrer de maneira independente e, evidentemente, se a probabilidade de vitória em cada jogada do apostador for positiva (por menor que ela seja) então, com probabilidade 1 (100% de certeza), o apostador ganhará um número infinito de vezes. Uma aplicação prática desse resultado é no jogo da Mega-Sena: em um jogo da Mega-Sena a chance de vitória é de uma em 50.063.860, ou seja, é quase zero. Entretanto, esse “quase” zero nos permite aplicar o Lema de Borel-Cantelli e, dessa maneira, se jogarmos na Mega-Sena um número infinito de vezes, também sairemos vencedores um número infinito de vezes.

A Lottomatica, grupo italiano de loterias, anunciou a compra da Gtech em 2005 por US$ 4,8 bi, responsável pelo processamento dos sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal desde 1997. São nove mil casas lotéricas em todo o País. As Loterias da Caixa registraram arrecadação de R$ 5,2 bilhões de janeiro a setembro de 2009. É muita jogatina.

#paracleto
#Dinheiro e coração
G/P
Jair