Nesta sexta-feira (11/11/16) falarei sobre este tema no culto de oração que se reúne na Petrobras, Edifício Senado. Segue o estudo para sua devocional. Segue o link para imprimir e compartilhar em sua família ou pequeno grupo.
A frase final do verso 8 do cap. 5 é “Deixa-o vir a mim, e _________________”. O profeta Eliseu percebeu a oportunidade de comunicar os propósitos de Deus a um homem de influência.
Ganhar a confiança de __________________ na cultura oriental é uma estratégia ainda fundamental para o avanço de uma proposta de fé.
Naamã (em hebraico: נַעֲמָן, “agradabilidade”) era um comandante dos exércitos de Ben-Hadade II, no tempo de Jorão, rei de Israel. A Septuaginta traduziu a palavra hebraica tzaarath para o grego lepra (lepra) mas poderia ser psoríase ou outra doença de pele.
Conforme o verso 5, estima-se que Naamã e sua comitiva carregavam 340 quilos de prata e 68 quilos de ouro, o que corresponderia a meio milhão de dólares.
Alguns contrastes entre Israel e Síria são notáveis
- O rei da Síria confiava em outro deus, mas liberou seu maior general para as mãos do profeta de Israel com grande tesouro;
- A jovem escrava da esposa de Naamã compartilhou sua fé no profeta de Israel. O servo do profeta Eliseu estava disponível para a corrupção de sua fé;
- Naamã era um homem de métodos e rituais. Seu encontro com o profeta de Israel seria frustrante porque Eliseu era um homem de princípios e desafios.
Naamã retornou indignado com a falta de reverência do profeta. Porém, seus escravos o convenceram a banhar-se no rio Jordão como o profeta lhe orientou.
O verso 14 destaca: “Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do __________________; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou _________”. A Mikvah era a imersão total na água. Ainda é o rito de purificação usado também como rito de conversão no Judaísmo.
A reação seguinte de Naamã levanta uma questão missiológica. A conversão de Naamã foi parcial ou completa?
O cerne do verso 15 diz “…Eis que agora sei que em toda a terra _____________ senão em Israel…”
A resposta poderia se revelar através de seus 3 pedidos:
- O general da Síria oferece um prêmio para a atuação do profeta de Israel. Trazer presentes a profetas de Deus não era errado (I Sm 9:7-8; I Re 14:3). Eliseu decidiu evitar o presente como um prêmio. Além disso, Naamã poderia considerar sua dívida com Deus de Israel _____________ paga;
- Naamã solicita autorização para levar terra de Israel em 2 mulas. Diante da rejeição dos seus dons, ele pede um presente. Ele poderia construir um altar sobre a nova terra. Era um ato simbólico sobre novos ______________. A adoração completa ocorreria apenas na terra do seu novo Deus;
- Naamã pede perdão antecipado pela sua dor e prisão cultural de acompanhar o rei da Síria quando tivesse que se prostrar diante da escultura do deus Rimmon. O profeta apenas diz: “Vai em _______ (shalom)…”
CONCLUSÕES
- Israel venceu seus confrontos históricos através da ação de seus profetas com atuação subsidiária de reis e generais;
- Deus sempre usou seus servos para comunicar Seu Amor através do Seu Poder, mesmo em contextos adversos;
- A expressão de fé individual em contextos idólatras ou de opressão religiosa precisa de devida atenção e avaliação. Naamã poderia santificar um lugar para Deus em meio a uma terra impura pela idolatria;
- O confronto de princípios das Escrituras e poderes espirituais causa alteração na história das vidas envolvidas.
um ótimo estudo sempre será uma janela aberta no mundo espiritual