[Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Gitite] “lagar”; refere ao fruto do outono, Festa dos Tabernáculos, preservação. Situada ao final do Salmo 7

Em seu comentário, Charles Spurgeon comenta: Não temos certeza sobre o sentido da palavra Gittith. Alguns pensam referir-se a Gate, mas pode se referir a uma melodia comumente cantada ali ou a um instrumento de música inventado ali, ou uma canção sobre Golias de Gate. Outros, remontando às raízes hebraicas, acreditam que significa um cântico para o lagar, um hino alegre para os pisadores de uvas. O termo Gittith é aplicado a dois outros salmos (81 e 84), ambos de natureza alegre, o que nos permite concluir que, onde encontrarmos essa palavra no título, podemos procurar um hino de prazer.

1.O SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!

2.Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.

A Escritura diz que Deus tem “ordenado força” ao abrir sua boca. O texto original para ‘ordenar’ também pode significar ‘estabelecer fundação’. A palavra traduzida ordenado – יסד yâsad – significa fundamentar, estabelecer as bases, como de um edifício, Esdras 3:12; Isaías 54:11. Então isso significa estabelecer, nomear, ordenar, constituir, etc.

A palavra ‘força’ é traduzida pela Septuaginta como ‘louvor’ – Ainon αἷνον – e este é seguido na citação em Mateus 21:16. A mesma prestação é adotado na Vulgata Latina e no siríaco.

A palavra original – שׁבת Shabath – a partir do qual a palavra sábado é derivada, significa descansar; para se deitar com; sente-se; sentar-se ainda; e na Hiphil, para causar  descanso, ou para pôr fim, Ezequiel 34:10; Josué 22:25; Salmo 46: 9; Provérbios 18:18. Aqui, significa finalizar os propósitos do inimigo e vingador; ou, para levá-lo a desistir de seus projetos. A palavra hebraica para ‘inimigos’ é tsarar, e significa ‘impedir, limitar’.

O salmista argumenta que na própria existência de uma criança sendo ainda amamentada, temos um testemunho da majestade de Deus que a gerou e que produz no seio materno o leite para que ela possa ser alimentada: “Da boca de pequeninos (‘olel) e crianças de peito  (yanaq) suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador” (Sl 8.2). Não devemos nos esquecer de que a amamentação entre os judeus era mais prolongada, tendo esta criança condições de verbalizar seu louvor (2Mc 7.27)

3.Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;

4.Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Kirkpatrick pensa a ideia do homem como imagem de Deus está implícito no Salmo e essa imagem persiste no atual condição do homem, como evidenciado por 1 Coríntios 11.7. O homem não deve ser encoberto, sendo a imagem de Deus . Os homens criados à semelhança de Deus.

salmo 8a

Jó também, de forma poética, mas, com sentimentos confusos, indaga: “Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado (bleleb), e cada manhã o visites  (paqad), e cada momento o ponhas à prova?” (Jó 7.17-18). Deus considera tanto o homem que tem o seu coração nele, cuidando, protegendo e guardando

5.Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.

m’lhym: é traduzido pela palavra Deus. Porém, Teodócio e Jerônimo traduziram como anjos.

Calvino comentou: “Por esta causa, alguns dos filósofos antigos chamaram, não sem razão, ao homem, microcosmos, que quer dizer mundo em miniatura; porque ele é uma rara e admirável amostra do grande poder, bondade e sabedoria de Deus, e contém em si milagres suficientes para ocupar nosso entendimento se não desdenharmos considerá-los” (As Institutas, I.5.3).

6.Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:

7.Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,

8.As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.

9.O SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

salmo-8

Salmo 8:2 in Mateus 21:15-16

  • Citado por Jesus durante Sua entrada em Jerusalém.

Salmo 8:4-6 in Hebreus 2:5-8

  • O autor de Hebreus aplica à vida e Glória de Jesus após Sua morte e ressurreição.

Salmo 8:6 in 1 Coríntios 15:24-25

  • Paulo aplica com referência à Segunda Vinda de Jesus.