Uma falácia constante é situar o Brasil junto com a China e Índia no Hemisfério Sul. Isso é um erro geográfico. A China e Índia são civilizações distintas, antigas, independentes e situadas no Hemisfério Norte. Por razões históricas, formuladas por historiadores europeus, a divisão dos Hemisférios tomou contornos entre regiões desenvolvidas e não desenvolvidas.
O aumento da produtividade está chegando a níveis que apenas a robotização consegue ampliar. Ocorre que o Brasil não realizou seu dever de casa através de uma reforma administrativa para atrair novas empresas de tecnologia.
Muitas indústrias estão localizadas no Brasil para utilizar nosso maior patrimônio: água.

Blog Paracleto

Em 1800, segundo David Landes, 2/3 dos bens manufaturados do comércio mundial passavam pela China e Índia. As razões que levaram ao progresso tecnológico e industrial da Inglaterra e, após as Grandes Guerras, dos Estados Unidos são tema de discussões razoáveis, acumulativas mas não conclusivas.

linha_divisóriaPD-PED.jpgUma falácia constante é situar o Brasil junto com a China e Índia no Hemisfério Sul. Isso é o erro geográfico. A China e Índia são civilizações distintas, antigas, independentes e situadas no Hemisfério Norte. Por razões históricas, formuladas por historiadores europeus, a divisão dos Hemisférios tomou contornos entre regiões desenvolvidas e não desenvolvidas. Outros estudiosos, citam a latitude 10°, porém incluem China e Índia e outros países no Hemisfério Sul.

De fato, uma pequeno grupo de povos e nações do extremo oeste da Eurásia tomaria o protagonismo histórico de forma dramática e violenta. Outra falácia dos economistas de países ocidentais é que os baixos…

Ver o post original 297 mais palavras

Anúncios