O Blog Paracleto passou a demonstrar que o Islamismo tinha muitas divisões históricas.
Muitos povos, em muitas nações, foram subjugados e permanecem islamizados por não terem outra opção.
Assistimos a reforma do Islã assim como o Cristianismo no século XVI. Será que o Islamismo se adaptará à Democracia e ao respeito dos direitos civis?

Blog Paracleto

O Islão é formado por dois grupos básicos: os sunitas e os xiitas. As suas origens podem ser seguidas até uma questão que os primeiros muçulmanos tiveram de enfrentar: quem iria suceder a Maomé como líder da comunidade islâmica? Para os muçulmanos, esta questão foi sempre tanto religiosa como política.

Sunitas: o consenso da comunidade
A resposta dos sunitas, que constituem uma maioria de cerca de 90%, pode ser resumida como se segue: ninguém poderia suceder a Maomé na sua natureza e qualidade de Profeta, pois o Corão terminava e aperfeiçoava a revelação da vontade divina e declarava Maomé como o “último dos profetas”. Assim, o sucessor de Maomé não poderia ser mais do que o guardião do legado profético. Seria um califa (khalita ), com uma autoridade subordinada como líder dos crentes, com responsabilidade pela administração dos assuntos da comunidade, em obediência ao Corão e aos precedentes proféticos. Pelo…

Ver o post original 505 mais palavras

Anúncios