Igrejas têm recebido propostas da CCLI (Christian Copyright Licensing International) oferecendo consultoria para regularizar o uso e reprodução de músicas evangélicas. A tabela abaixo mostra alguns valores cobrados conforme o porte da igreja:
A Licença de Direitos Autorais da CCLI é uma solução fácil e acessível para que sua igreja possa reproduzir, arranjar e gravar músicas do jeito certo e sem ter que se preocupar em obter uma autorização de uso de cada um dos autores das músicas utilizadas.
Além disso, sua igreja estará reconhecendo e abençoando diretamente o ministério de autores e editoras de músicas cristãs ao redor do mundo, a quem redistribuímos os recursos que recebemos com base nas informações de utilização de cada música que são enviadas periodicamente pelas igrejas.
O que muitos não sabem é que ao realizar estas atividades sem autorização prévia dos autores, a igreja acaba violando a Lei de Direitos Autorais (Lei Federal n°9.610) e fica sujeita a multas e ações judiciais.
Recentemente, o ECAD divulgou Nota sobre a atuação da CCLI:
E o que a CCLI tem a ver com execução pública? Quem cuida disso é o ECAD e quem cuida de outros direitos (arranjar, gravar, etc) é a CCLI… Vê direito isso aí amigo… abs!
O objetivo da postagem é esclarecer que as músicas cantadas no culto não necessitam pagar direitos autorais. O Blog Paracleto ajuda as igrejas sem cobrar nada e estamos aqui para isso. Entendeu? Graça e Paz.