Apesar do Natal não ter significado religioso para os japoneses, a data é esperada com expectativa por aqui. É que os japoneses adoram uma festa. Um mês e meio antes da chegada do Natal, muitas ruas de Tóquio já estão decoradas. A avenida Keyaki, no bairro de Roppongi, está enfeitada com 520 mil lâmpadas azuis e brancas. Para completar a decoração, a gente enxerga, lá no fim da rua, a Torre de Tóquio, que parece uma árvore de Natal gigante. Apesar do frio que está fazendo hoje à noite, a rua estava cheinha de visitantes.
Por causa do acidente na usina de Fukushima, algumas áreas do Japão foram convocadas para economizar entre 5 e 10 por cento de energia agora no inverno. Por enquanto, isso não está afetando a iluminação do Natal.
Começaremos com a verdade. O ponto principal é que Jesus não nasceu em dezembro. Uma mentira inventada por uma igreja que séculos e séculos continua a caminhar na escuridão de suas teologias cegas,guias de cegos e que embora muitas outras tenham originadas desta,continuam a perpetuar o erro da primeira,ligadas pelo cordão umbilical de suas teologias antisemitas e antinoministas.