Quase metade da população brasileira acima de 5 anos – 45% ou 77 milhões de pessoas – não costuma ler livros, revela pesquisa do Ibope divulgada na quarta-feira pelo Instituto Pró-Livro, entidade mantida por empresas do setor editorial, como mostra matéria publicada nesta quinta no jornal O Globol. Entre novembro e dezembro do ano passado, eles responderam que não tinham lido nenhum livro nos três meses anteriores.

O levantamento mostrou, no entanto, que cresceu o índice de leitura no país. Em 2000, uma pesquisa semelhante havia constatado que a população acima de 15 anos lia em média 1,8 livros por ano. Em 2007, a taxa subiu para 3,7. A primeira pesquisa foi realizada em 44 municípios e a segunda, em 311.

Segundo o Ibope, a média nacional entre a população acima de 5 anos ficou em 4,7 livros por ano. A maior parte disso, no entanto, está ligada à escola e à distribuição de obras didáticos pelo governo. Dos 4,7 livros lidos anualmente, 3,4 dizem respeito aos exemplares escolares e apenas 1,3 à leitura fora do colégio.

Anúncios