Hoje, 26 países já enfrentam escassez crônica de água. Em 30 anos, esse número saltará para 52. Nesse período, a quantidade de água disponível por pessoa em países do Oriente Médio e do norte da Africa estará reduzida em 80%, segundo dados da ONU. A água escassa está se tornando elemento de disputa entre nações.
A Turquia se desentende com seus vizinhos porque gasta muita água subterrânea em irrigação e utilizaçao de resorts turísticos pois o lençol é o mesmo dos vizinhos. Barcelona compra água de Chipre no verão, porque suas fontes não conseguem responder ao movimento turístico. A Austrália, acometida por fortes secas, está comprando bilhões de litros de água. Suspeita-se que água do Rio Amazonas já esteja sendo vendida.
Em 1967, um dos motivos da guerra entre Israel e seus vizinhos foi justamente a ameaça, por parte dos árabes, de desviar o fluxo do rio Jordão, cuja nascente fica nas montanhas no sul do Libano. O Jordão e seus afluentes fornecem 60% da água necessária à Jordânia. A Síria também depende desse rio.
O Brasil é o pais mais rico do mundo em reservas hídricas e detém cerca 12% da reserva de Água doce do planeta, que pode ser usada para consumo conforme dados da OMS – Organização Mundial de Saúde.
Mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias, como tomar banho ou preparar alimentos. Apenas 1% da água do planeta é aproveitado para consumo humano.