1. LOUVAI ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.

O pr. Isaltino Gomes Coelho Filho lembra que existem dez Salmos – 106, 111, 112, 113, 135, 146, 147, 148, 149, 150 – que são chamados “Salmos de Aleluia” porque cada um começa com a expressão “Hallelu-Yah”. Ela “é uma expressão litúrgica que conclamava os adoradores a participarem de uma das mais altas formas de devoção que podem ser oferecidas a Deus.

2. Seja bendito o nome do SENHOR, desde agora para sempre.

Os Salmos 113-118 formam o Hallel Egípcio e foram cantados na Festa da Páscoa. Portanto, o “hino” cantado por Jesus e seus discípulos na noite em que Ele foi traído (Mt 26.30), sem dúvida foi um destes ou todos estes Salmos. No período da sinagoga, o “Halel Egípcio” (Sl 113-118) era recitado como parte da cerimônia doméstica da Páscoa, sendo que os dois primeiros Salmos antecediam a refeição e os demais eram cantados no fim (cf. Mt 26.30).

3. Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do SENHOR.

4. Exaltado está o SENHOR acima de todas as nações, e a sua glória sobre os céus.

Este Salmo, assim como os anteriores 111 e 112, são divididos em 3 cantos: versos 1 a 3, 4 a 6 e 7a 9.

5. Quem é como o SENHOR nosso Deus, que habita nas alturas?

6. O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra!

A natureza incomparável do Senhor está descrita sob o aspecto de Sua transcendência (Santidade) e Sua imanência (proximidade). Estes dois aspectos não são apresentados em contraste mas quando examinados complementam-se. Embora supremo sobre as nações da terra e os exércitos dos céus, Deus condescende em considerar as necessidades da humanidade.

7. Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado,

O desvalido, o necessitado e a mulher estéril são destacados como os beneficiários da providência divina especial. Esses exemplos são citados como representativos de todos os generosos feitos divinos para com os filhos dos homens.

8. Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.

9. Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao SENHOR.

Os versos 7-9 apresentam similaridades com o canto de Ana conforme I Samuel 2:8 e sua vitória expressos em I Samuel 1:1-28 e 2:1-11. Raquel era a dona da casa mas era estéril (Gen 29:31). Ela recebeu Graça de Deus, então gerou filhos.

Transliterado:
Haleluiá, halelu avdê Adonai, halelu et shem Adonai. Iehí shem Adonai mevorach meat vead olam. Mimizrach shémesh ad mevoô, mehulal shem Adonai. Ram al col goyim Adonai, al hashamáyim kevodo. Mi cadonai Elohênu hamagbihi lashávet, hamashpili lir’ot bashamáyim uvaárets. Mekimi meafar dal, meashpot iarim evion. Lehoshivi im nedivim, im nedivê amo. Moshivi akéret habáyit, em habanim semecha, halelu Iá.

Publicidade