Hoje, ministrei aula sobre Atos, ministérios e movimentos na Escola Bíblica da IBCA. Foi uma benção. Senti a transferência de conhecimento fluir para a igreja. Ressaltei que é base para qualquer tomada de decisões.
O Quadro abaixo indica a sincronia dos eventos de Atos dos Apóstolos com as cartas de Paulo. A única correção devida foi que o período da igreja de Jerusalém encerra-se em Atos 6:1 pois Estevão e Filipe vão liderar a saída para fora de Jerusalém:
A segunda viagem missionária foi a mais estratégica e dramática pois iniciava após o Concílio de Jerusalém. Paulo escolhe um outro profeta, Silas, com formação grega. Paulo entrava nas sinagogas das cidades gregas, disputava com os judeus acerca do Messias e chamava os prosélitos ‘para fora’, isto é, formava a igreja ao interpretar o AT com mais exatidão.
O encontro das 2 culturas e a comparação do argumento monoteísta com a mitologia greco-romana foi goleada. Os próprios filósofos gregos eram ferozes críticos da mitologia que escravizava as pessoas. Os apóstolos, primeiramente, criaram o sistema de governo (pastores e diáconos). A seguir, criaram o sistema de ministérios.
Deixo um QUIZ sobre os personagens e os ministérios para você comentar:
#paracleto
#Missão integral
G/P
Jair




Olá,
Naquela manhã quando vc ministrou a lição de Atos dos apostólos pude perceber o conhecimento fluindo pelos nossos irmãos q estavam presentes na Escola bíblica.
É muito bom entender e saber de como as situações aconteciam no passado, e de como foram criados os ministérios que chegou até os nosssos dias.
É maravilhoso perceber, vivenciar a direção q Deus dá ao seu povo.
Parabéns pela aula q vc ministrou, pela simplicidade, pela benção q vc é.
Jesus é assim simples!!
Todo meu carinho e respeito pela sua pessoa. Deus o abençõe hoje e sempre!
Mirian do Gil.