O trabalho de pesquisa que estamos desenvolvendo com algumas igrejas da Região Norte do Rio de Janeiro é identificar quais as dimensões mais fortes ou evidentes em relação àquelas mais fracas ou carentes de melhoria. Essa foi a proposta de trabalho de conclusão do meu MBA na FTSA, em Londrina. Meu professor orientador aprovou o planejamento, sugerindo que conhecesse as obras de Howard Snyder, que estou tratando de incorporar.
Em Posts anteriores temos falado sobre a Diaconia como ofício e dimensão na igreja: “A diaconia como dimensão importante da igreja é tema destacado por vários teólogos e faz parte da missão expressa de muitas igrejas. Então, para que o serviço cristão seja uma realidade na vida da igreja, é necessário que ela tenha um processo que identifique os dons espirituais de cada crente. Então, o crente deve ser estimulado a testar, desenvolver, exercer e aperfeiçoar.”
Uma das funções apostólicas é supervisionar igrejas. Este era o modelo do avanço do cristianismo nos primeiros séculos. Ocorre que os bispos das cidades entenderam que eles eram os receptores da autoridade apostólica após o último dos doze. Eles desconheciam outros povos e nações além do entorno do Mediterrâneo. Mas ainda faltava muito por alcançar.
Quando o apóstolo João recebeu a Revelação do Apocalipse, o Senhor Jesus fez uma avaliação das igrejas da Ásia. Algumas expressões se repetem em cada igreja. Uma delas é: ‘Conheço as tuas obras…”. Em Ap. 2:23 Jesus diz: “E darei a cada um de vós segundo as vossas obras”. Em todas as igrejas, o reconhecimento da diaconia realizada é digno de nota na Revelação. O Senhor indica que o ministério atuante da igreja é um dos indicadores da saúde do Corpo de Cristo mesmo em condições adversas.
Estou convencido que o ministério individual de cada crente é um dos mais importantes motivos para a permanência de um crente, e de sua família, em uma igreja local. Se este crente for auxiliado a descobrir e exercer seu dom espiritual, ele estará próximo da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

#paracleto
#Missão integral
G/P
Jair

Anúncios