DIAKONIA
Atos 2:44-45 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
II Cor 8:4 A Graça de participarem da assistência aos santos
• O ensino neotestamentário pressupõe que o ministério diaconal faça mais do que atender às necessidades da comunidade crente;
• Lucas fala de Dorcas cuja diaconia era tão valorizado em Jope que Pedro foi convocado para orar por sua ressurreição
Diaconia veio da transliteração da palavra grega diakoneo. Ministrare é o sinônimo em latim, transliterado para ministrar. Perceba que o sentido é serviço, trabalho. Sabemos que igrejas pequenas as oportunidades de serviço correm atrás dos crentes. Certamente, há vagas para todas as áreas. Lyle Schaller destaca que em igrejas grandes, o trabalho leigo passa a ser comparado com a qualidade de um trabalho profissional e remunerado. A busca por excelência se sobrepõe à satisfação individual de cada crente.
A diaconia como dimensão importante da igreja é tema destacado por vários teólogos e faz parte da missão expressa de muitas igrejas. Então, para que o serviço cristão seja uma realidade na vida da igreja, é necessário que ela tenha um processo que identifique os dons espirituais de cada crente. Então, o crente deve ser estimulado a testar, desenvolver, exercer e aperfeiçoar.
Pode ser que o ministério seja para-eclesiástico, isto é, um serviço de apoio à igrejas para que ela cumpra sua missão integral. Pode ser um ministério evangelístico, missionário, de serviço social, de ensino teológico, etc. No meio empresarial, chama-se de função de lateralidade. O que importa é que cada ministério precisa manter-se conectado à uma ou mais igrejas. Esta conexão garantirá autoridade espiritual e promoverá o crescimento do Reino de Deus.
#paracleto
#Missão integral
G/P
Jair
Excelente o tema abordado.