O GLOBO – Uma pesquisa feita pela Yahoo em parceria com a Universidade Cornell nos Estados Unidos sobre o Twitter aponta que metade de todos os tweets com URLs publicados no microblog são gerados por um grupo de apenas 20 mil usuários. O que caracteriza uma espécie de ‘elite’ no compartilhamento de conteúdo na rede social, que embora tenha mais de 200 milhões de inscritos, sobrevive por obra de menos de 1% deles.
O grupo de pesquisadores americanos investigou 260 milhões de mensagens postadas com links URLs no microblog entre 28 de julho de 2009 e 8 de março de 2010. Foram também analisadas as listas criadas por usuários na rede social. Ao fim do processo de coleta de dados, os pesquisadores tiveram uma surpresa sobre a autoria de metade dos tweets. Celebridades, blogueiros, meios de comunicação e organizações formais são os maiores produtores de tweets com link agregado, que apenas são recebidos e repassados por usuários comuns. Ou seja, no topo da pirâmide há o produtor de conteúdo e divulgador de links que influencia e dita o que deve ser lido e compartilhado pelo restante da rede. “A partir dessa classificação, encontramos uma impressionante concentração da atenção dos usuários no Twitter.
Cerca de 50% dos tweets são gerados por uma elite de apenas 20 mil usuários, sendo a mídia a produtora de maior parte das informações. As celebridades são as mais seguidas”, diz o relatório publicado no site Yahoo Research. Eles acrescentaram ainda que “o fluxo da informação não se tornou equilibrado em todos os meios”. Celebridades seguem celebridades, blogueiros seguem blogueiros, o que torna a circulação da informação restrita a grupos de interesse. Os pesquisadores também registraram que os usuários do Twitter seguem de volta menos pessoas do que a quantidade real dos que o seguem. A prática mais comum na rede social é ser popular atingindo um grande número de seguidores, o que não significa uma boa interação com todos eles, tornando o Twitter uma plataforma menos ‘social’ do que o Facebook.
O levantamento, nomeado “Who Says What to Whom on Twitter”, está disponível no site Yahoo Research no link ( http://research.yahoo.com/pub/3386 ).
