O mais poderoso efeito de #l4lausanne foi a novidade de amizades.
É um grupo maravilhoso em termos de dons espirituais disponíveis no Reino de Deus e com uma variedade de lindas histórias de serviços.
Reencontrei o colega de quarto no treinamento do Instituto Haggai, em agosto de 2001, pastor Grishma Parajuli que mora em Pokhara no Nepal.
Colaboração é uma palavra mais profunda que cooperar. O chamado que Lausanne 4 foca essa mudança de nível entre igrejas, amigos, agências, profissionais, empresas e líderes cristãos em todos os povos.

Eu cheguei humilde nesse grupo especial mas ofereci o que sei de nossa cultura. Eu tenho uma tese: as igrejas pentecostais conseguiram conquistar a maioria de negros e pardos no Brasil porque Paulo Leivas Macalão permitiu o uso de pandeiros em milhares de congregações para marcar ritmo de seus hinos. O pandeiro foi a arma cultural que conquistou milhões de almas em conjunto com a Palavra de Deus.


Foram 5.200 participantes de 200 nações. Éramos cerca de 200 brasileiros de diferentes estados do Brasil e espectro religioso.
A participação das mulheres foi notável, além de jovens conforme a indicação da executiva do Congresso.
O maior destaque foi o espaço para os profissionais em locais de trabalho ou empreendedores que trabalham com Bam (negócios como MISSÃO). A participação surpreendeu com 2.000 presentes, confirmando a consolidação de novo perfil de missionários especialmente na Ásia. O pessoal do @bambrasilmovement estavam muito animados com o apoio do #movimentolausanne.
A discussão do tema GAP 8 seguiu um roteiro pré-definido com modelos em CANVAS. Foi possível reconhecer que as igrejas estão aquém do necessário para atender as pessoas na era digital. Chegamos a conclusão que as novas gerações podem adotar os adultos para os ensinar sobre o uso de celulares. Fica a dica, @inchurchapp.
Na próxima postagem, farei uma timelapse do Centro digital de recursos com dezenas de estandes para servir as igrejas e comunidades missionais.
Na quarta-feira de manhã, consegui participar do @pg__hope (eram 20h de terça-feira no Brasil). A participação em pequenos grupos salvou muitas igrejas na Pandemia e é uma necessidade pra quem está 12 horas distante de sua família e igreja.
Em #l4congress conhecemos muitas pessoas especiais. A comunidade de brasileiros é muito especial e com mentes brilhantes.
Estimo que me conectei com 100 pastores e líderes de outras nações, além dos brasileiros. Ainda não conheci todos os brasileiros, mas teremos tempo e mais oportunidades.
É muita informação pra ser compreendida e transmitida.
Lausanne gatherings é o aplicativo que reúne toda a programação, vídeos das sessões plenárias, participantes, Canvas produzidos nas Redes temáticas sobre as 25 Lacunas eleitas para discussão e solução. Ou seja, uma Rede social própria criada alguns meses antes para facilitar as conexões e parcerias. Por razões de segurança, não permite printar telas pois muitos líderes trabalham em regiões fechadas ao Evangelho.
Em uma das noites foram ouvidos testemunhos sobre países fechados ao Evangelho. E foi muito impacto ouvir deles o que significa amar Jesus. Porém, até mesmo a Coreia do Norte não está fechada aos cristãos. Eles aceitam que você trabalhe lá por um período curto e você pode responder se você é cristão.
Nós somos pacificadores e esse é o nosso dom redentivo. Usemos com sabedoria e resiliência entre os povos da terra.
Dia 28-29/09, viagem de retorno Seul – Doha – São Paulo – Rio de Janeiro.
Em Lausanne 4, a equipe de voluntários foi espetacular. A simpatia, a disposição e educação foram contagiantes.
Em Seul, encontramos um robô que estava recarregando. Alguns brasileiros disseram que ele interage e tira fotos.
Voltei pela Qatar Airways que é uma grande companhia aérea. Infelizmente, o Rio de Janeiro perdeu muitos vôos diretos para importantes Hubs. A conexão com São Paulo traz muitos inconvenientes.
O Aeroporto de Doha é maravilhoso e foi a conexão para a 2ª parte do vôo para São Paulo com duração de 14 horas. A SpaceX tem planos de fazer essas viagens com foguetes com duração de 1 hora, acima da estratosfera.
Graças a Deus pela viagem, reencontrar meu amor Sára, minha filha Laryssa, meu filho Gabriel e nossa Karina todos bem, além de nossa família e querida igreja Batista do Campo dos Afonsos.
