Em 26 de junho de 2013 recebi resposta de um e-mail solicitando sobre informações do ministério do trabalho missionário na Tailândia. Na verdade, estava interessado em participar do 7° Conferência Lausanne de Pesquisadores que seria realizada em Kuala Lumpur na Malásia.

O casal Marcos e Sara Napoli eram os líderes do escritório da Frontiers no Brasil. O escritório era localizado numa sala do Acampamento Jovens da Verdade, em Arujá/SP. Alguns dias depois desse e-mail, almoçamos perto da Catedral Presbiteriana, no centro do Rio de Janeiro. O pastor Marcos me informou dos planos de expansão e me convidou para iniciar o treinamento para fazer parte da equipe. A proposta era ser um ponto focal no Rio de Janeiro.
Em 2014, participei do encontro em Arujá e, em 2015, do encontro em Curitiba. Cabe lembrar que ainda trabalhava na Petrobras e, usava parte das férias para viajar para participar desses eventos. Sou muito grato a minha família por seu apoio e sempre utilizei minhas próprias finanças. Em 2016, o encontro foi em Atibaia e pude levar minha família pra conhecer a equipe especial da Frontiers Brasil.
Em 1° de maio de 2014 fui reconhecido pela minha igreja como missionário. Desde minha conversão, em março de 1981, o combo: evangelismo, culturas e história dos povos sempre me interessou. Embora eu seja introvertido, a busca pela superação na comunicação de ideias sempre me desafiou. O mundo é esteticamente preparado para extrovertidos, mas são os introvertidos possuem maiores possibilidades de serem relevantes e transformadores. Eu posso te provar que sim.

Em 09/12/2014, preguei na minha igreja em um culto dominical sobre nossa experiência de intercessão pelas nações no escritório da Sociedade Bíblica do Brasil todas as quintas-feiras no horário do almoço e o alcance das pesquisas realizadas pelo Instituto Paracleto. Naquela manhã de domingo conhecemos a família do capelão Luiz Alberto Machado que liderava ações para promover o amor entre judeus e cristãos.
Em 2016, trabalhamos em parceria com a MBA, liderada pela missionária Miriam Reiche para promover ações de intercessão, evangelismo e adoração durante os Jogos Olímpicos Rio-2016. Naquele período, fiz muitas amizades com muitos atletas de países muçulmanos através do Facebook.
Em 2017, a Frontiers passou por mudanças organizacionais e operacionais e passei a integrar a equipe de tradução. São jovens voluntários que amam o Evangelho do Senhor Jesus e expressam um lindo interesse em transmitir essa mensagem para os povos muçulmanos. Foram anos em que o curso Perspectivas foi ensinado em muitas cidades e igrejas pelo Brasil. Sem dúvidas, o curso mais bem estruturado disponibilizado para o povo cristão.
Em 2018, recebemos o PG HOPE aqui em casa. A estratégia de evangelizar amigos e vizinhos através de reuniões semanais é a melhor oportunidade de ampliar relacionamentos e criar ambiente para edificação espiritual. Igrejas que não tinham pequenos grupos durante a Pandemia sofreram muito e algumas fecharam as portas.
Em julho de 2019 eu aposentei após 33 anos de trabalho com honra na Petrobras. A operação Lava-Jato salvou a Petrobras pois o plano era endividar a empresa para torná-la uma espécie de PDVSA.
Mas a História continua sendo escrita por homens de bem e os otimistas que encontram os meios certos para cumprir a Missão de Deus. Sabe aquele momento da vida em que você se dá conta que realizou coisas incríveis para a Glória de Deus?
