O arquiteto Oscar Niemeyer é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. É dele a seguinte frase: “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”
Em 2008, uma escultura desenhada por Niemeyer foi inaugurada na Universidade das Ciências Informáticas de Havana, em Cuba.
Membro do Partido Comunista desde 1945, Fidel Castro o considera amigo pessoal.
O monumento, uma estrutura de 9,5 toneladas que representa um monstro com a boca aberta em frente a um homem empunhando a bandeira cubana, é, segundo o arquiteto brasileiro em mensagem que foi lida no ato, uma homenagem ao povo cubano “na defesa da soberania contra o monstro imperialista”.
Recentemente, o CREA-RJ criou um prêmio para bons trabalhos de arquitetura. Solicitou um esboço para o arquiteto Oscar Niemeyer. O seu esboço revela o seu plano: de tornar e manter o Brasil um país bastante sensual.
Não a toa, o arco do sambódromo foi desenhado por Niemeyer.

