Salmo 46, refúgio, rio de vida e vitória.

Cântico sobre alamote

Alamote (I Cr 15,19-21; SI 46 – título) – A NVI traz no título do salmo 46: “Para o mestre da musica. Dos coraítas. Para vozes agudas. Um cântico”.

Alamoth [hebraico] é o plural de almah, “donzela, virgem”. Talvez um coro de jovens donzelas cantoras, com vozes agudas ou sopranos Quanto a I Cr 15.20, outros eruditos dão a entender que Alamote pode simplesmente significar “vozes agudas”, quer de rapazes ou de moças que tocavam liras [nehel] acompanhando o soprano (aiamote).

 Há um consenso entre os estudiosos que este salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo Forte é Nosso Deus”, composto por Martinho Lutero. O contexto histórico em que foi escrito este salmo, seja a ocasiãoem que Deuslivrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (H Rs I8el9; II Cr 32; Is 36-37). Será bastante proveitoso ler estes textos para um melhor entendimento deste salmo.

 O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também os 47 e 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

1.Deus é nosso regúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3. Ainda que as águas rujam e se pertubem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

A palavra traduzida por “refúgio”, no verso l, significa “um abrigo, uma rocha de refugio”, enquanto essa mesma palavra, nos versos 7 e 11, quer dizer “um baluarte, uma torre alta, uma fortaleza”.

Quando os oficiais assírios ameaçaram Jerusalém, Isaías disse ao rei: “Não temas por causa das palavras que ouviste” (II Rs 19.6). Em 701 a.C. , Senaqueribe invadiu o Reino de Judá, tendo tomado 46 cidades. O rei de Judá, Ezequias, enviou-lhe mensagem de submissão, acompanhada de valiosos presentes, mas o monarca assírio não se satisfez, exigindo a rendição de Jerusalém, o que foi recusado.

Até à esta época, Judá servia à Assíria, o que era uma forma de escravidão. Assim, o “homem do pecado” ainda detinha um lugar em Sião. O rei da Assíria cobrava um imposto de 300 talentos de ouro. “Deu-lhe Ezequias toda a prata que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei. Foi quando Ezequias arrancou das portas do templo do Senhor, e das ombreiras o ouro que ele, rei de Judá, as cobrira” (2 Reis 18: 15-16).

 A água era um bem precioso na Palestina, especialmente em Jerusalém, uma das poucas cidades da Antigüidade não construída à beira de um rio. Ezequias havia usado de sabedoria e construído um sistema subterrâneo de abastecimento que ligava os mananciais de Giom, no vale de Cedroin. ao tanque de Siloé, dentro da cidade, de modo que havia água disponível (II Rs 20.20; II Cr 32.30).

Dados do Túnel de Ezequias:
533 m. de comprimento .
Altura: 1.1-3-4 m. e Largura: 0.58-0.65 m.
Profundidade: 52 m.
Tempo de construção: 7-9 meses.
 
4. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5. E Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper do amanhã.
6. As nações se embraveceram, os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
7. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
 
Ezequias diz.” Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo”. O poeta sabia que Deus era o seu rio, aquele que supre a água da vida (SI 36.8 -9; 65.9; 87.7 e Jo 7.37-39). No tempo do rei Acaz, Isaías comparou uma invasão dos assírios a um rio transbordante. mas lembrou o povo que seu Deus era como um rio tranqüilo (Siloé) que lhes traria a paz (Is 8.5-10).

 O verso 5 diz: “Deus está no meio dela”

 Deus socorreu Jerusalém quando o dia amanheceu (“desde antemanhã”; vs 5), pois o Anjo do Senhor matou 185 mil soldados assírios e mandou Senaqueribe de volta.

Heródoto, ao escrever sobre a história do Egito, relata que um faraó pacifista foi poupado de ser invadido pela Assíria porque uma peste atacou o exército assírio . Este relato é interpretado como sendo a versão egípcia do ataque de Senaqueribe a Judá, já que a região era passagem entre a Assíria e o Egito. Em 1830, um prisma hexagonal foi encontrado nas ruínas de Nínive. Possui 38 cm de altura e 500 linhas de escrita cuneiforme que mencionam o evento.

8. Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações teem feito na terra!
9. Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
10. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.
11. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
 
“Aquietai-vos” quer dizer, literalmente: “Não mexam em nada! Descansem!”. Pelo fato de Ezequias e de seus líderes terem permitido que Deus fosse Deus, Ele os livrou de seus inimigos. Foi assim que o rei Ezequias orou: “Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor Deus” (II Rs 19.19).
About these ads

4 Comentários

Arquivado em Revelações da Palavra

4 Respostas para “Salmo 46, refúgio, rio de vida e vitória.

  1. aristides costa

    fortaleza..15-06-2013 Hs23;50 eu Aristides estava estudo a BIblia p/ pregaçao de Dg dia 16. mais Deus mim ajudou.quando mim deparei com esta linda mensagen do salmo 46 quando fala de refugio e de vitoria.era..o que eu realmente estava .procurando..muito obrigado .que Deus abençoe vcs em nome de Jesus.pr.aristides igreja comunidade cristá Deus é fiel -fortaleza-ce 85-88359177

    • jairwpr

      Grato, pr. Aristides.

      Pedi ao Senhor Deus inspiração em sua vida e bençãos em sua igreja.

      Graça e Paz, Jair.

  2. neuma

    eu neuma encontei o rio da vida chama se jesus cristo verdadeiro amigo na angusti e refugio na tristeza na alma uma torre forte e castelo de segurança nas lutas do dia -a dia do crente uma fonte de riqueza pra nos aqui na terra. alegria na alma so jesus amem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s