Salmo 128, 4 áreas da vida de uma pessoa

O Salmo 128 é um cântico lindo e expressão para quem quer viver uma vida bem-aventurada. Alguns comentaristas sugerem que seja lido após o salmo 127. Gerson Berzins, autor de estudo da PIB do Rio de Janeiro, o identifica como parte do Cântico dos Degraus, ou de Romaria, compondo uma seqüência de 15 salmos, começando com o de numero 120. Eram Cânticos cantados numa tonalidade mais alta, cantados na subida da Arca da Aliança ao Monte Sião (I Crônicas 13) e cantados no lugar mais alto do Templo. Diz-se que cada um deles era cantado em cada degrau subindo ao Templo para adorar Deus.

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.

 
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
 
A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa;
os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.
 
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

De Sião o Senhor te abençoará. E tu verás a prosperidade de Jerusalém em todos os dias da tua vida;e verás os filhos de teus filhos, e paz sobre Israel.Amém

Ana Paula Pinheiro, em seu blog (http://anapaulalopespinheiro.blogspot.com), explica algumas teorias sobre este grupo de salmos:
- A tradição judaica antiga diz que tais Salmos faziam parte de uma liturgia associada a 15 passos que havia entre os pátios do Templo;
- Outra sugere que esses poemas eram cantados pelos peregrinos quando regressaram da Babilônia para Jerusalém ao final do exílio;
- Uma terceira teoria tem mais haver com o estilo dos Salmos, que manifestam uma progressão bem marcada de temas e pensamentos. Spurgeon citou os mesmos dessa forma, como uma sucessão de passos dados do vale do choro até à presença de Deus: (1) aflição; (2) olhando para Deus; (3) gozo em comunhão; (4) invocação; (5) agradecimento; (6) confiança; (7) paciente espera por livramento; (8) favor divino; (9) temor de Deus; (10) martírio; (11) ódio ao pecado; (12) humildade; (13) desejo pela vinda de Cristo; (14) concordância e caridade; (15) continuada bênção de Deus.

Nos tempos bíblicos, durante o primeiro dia da festa dos Tabernáculos, o povo ia cortar ramos das mais belas árvores, com os seus frutos, igualmente ramos de palmeiras, os que estavam mais cheios de folhas, e ramos dos salgueiros, que cresciam nas margens dos ribeiros e levavam-nos e agitavam-nos na direção dos quatro cantos da terra, cantando certos cânticos. Chamavam também HOSANOTH a esses ramos, visto que quando eram levados e movidos, o povo elevava a voz com as suas hosanas.
O último dia da festa era o da grande hosana (Hoshaná Rabá). Neste dia, nos tempos do Novo Testamento, um sacerdote e um grupo de levitas adoradores, iam em procissão buscar água num vaso de ouro na fonte de Siloé, que tinha sua origem em uma rocha perto do templo. Esta água era misturada com igual quantidade de vinho (Êx 29.40), e ofereciam-se libações (Lv 23. 36 e 37), cantando o povo as palavras de Isaías “COM ALEGRIA TIRAREIS ÁGUAS DAS FONTES DA SALVAÇÃO”; e derramava-se a água no sacrifício da tarde com alegres aclamações (João 7.37). João, o evangelista, registra Jesus participando de uma Festa dos Tabernáculos. Quando naquela ocasião, a água foi misturada com vinho e derramada sobre o altar, Jesus
exclama: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras: Rios de água da vida vão jorrar do coração de quem crê em mim” (Jo 7.37). Acendiam-se os candelabros de ouro no átrio do templo na primeira noite e provavelmente nas outras também. Além disto os sacerdotes subiam os degraus do Templo cantando os Salmos dos Degraus (Sl 120 a 134).

O salmo 128 denota 4 áreas da vida de uma pessoa:
1. Seu caminhar com Deus _ “Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.” Aqui tudo nasce. O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria.

2. Seu trabalho _ “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.”

3. Sua família _ “A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.”

O verso 4 reafirma a promessa do primeiro verso.

4. Sua comunidade _ “De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida”

O verso 6 estende a benção dos filhos para as gerações seguintes.

O verso 7 conclui “A paz seja sobre Israel.”

#paracleto
#Família
G/P
Jair

About these ads

9 Comentários

Arquivado em Família

9 Respostas para “Salmo 128, 4 áreas da vida de uma pessoa

  1. Nelio M S Roza

    Gostei muito. Super objetivo. Excelente para pregar em virada de ano quando as pessoas fazem planos para suas vidas e assim poderão enquadrar seus planos nas áreas citadas. DEUS abençoe o escritor!

    • jairwpr

      Grato pelo apoio, ir. Nelio.

      Sinta-se à vontade para pesquisar no Blog Paracleto. Afinal são mais de 1.000 páginas divididas em várias categorias de assuntos. Recebemos visitas de pessoas de mais de 80 países. Gente querendo informação relevante e confiável.

      Graça e Paz, Jair.

  2. Gostei bastante. Realmente foi bem objetivo.

    • jairwpr

      Grato, Karen, pelo apoio. O blog possui outros estudos em vários salmos. Utilize na barra lateral o termo “salmo”. Deus abençoe você e família.

  3. Paulo

    Exelente, objetivo, simples e profundo.

  4. joseilton

    Muito bom. Simples e objetivo para culto da família. Deus abençoi o autor do esboço. Amém.

  5. mauro andrade cruz

    Gostei muito,parabéns usarei no culto da família,amem a paz.

  6. Pb. Eraldo Cesar

    A paz do Senhor, muito boa explanação do salmo 128, pregarei encerrando a campanha da família na quarta-feira, Deus vos abençõe.

    • jairwpr

      Grato, Pb. Eraldo,

      Peço a Deus que encha sua vida com Seu Espírito Santo. Que o Senhor da família venha encher muitas vidas. Sinta-se à vontade para utilizar os estudos do blog Paracleto.

      Graça e Paz,
      Jair Walter

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s